Encontramos no Evangelho de Mateus a história de um paralítico curado por Jesus (Mt 9.1-8). Ele foi levado por amigos, numa cama, à presença do Senhor. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados”. Alguns mestres da Lei criticaram Jesus em seus pensamentos, pois somente Deus pode perdoar pecados. Jesus mostra sua divindade ao conhecer os pensamentos daqueles homens dizendo-lhes: “Por que vocês pensam maldosamente em seus corações?” Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’? O Senhor cura a paralisia daquele homem que, depois de curado, volta para casa transportando a sua maca.
Parece estranha a maneira de Jesus tratar aquele caso. Mas vemos aqui que o Senhor não olha somente para o exterior do homem. Sendo Deus, portanto onisciente, ele conhece a nossa alma! Jesus identificou algo mais grave naquele paralítico. O principal problema dele não era físico, mas espiritual. A paralisia encontrava-se na sua alma! E a causa da sua imobilidade era o pecado que carregava! Ao perdoar os pecados daquele homem Jesus mostra que estava interessado em tratá-lo por inteiro. Tanto é verdade que, depois de resolver o problema espiritual, Mateus nos informa: “Mas, para que vocês saibam que o filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico: ‘Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa’. Ele se levantou e foi.” O efeito da cura foi que as multidões temeram e glorificaram a Deus.
A natureza humana é cega, por isso é inábil para enxergar o mundo espiritual, daí a necessidade de ver sinais para crer no poder de Jesus Cristo, reconhecendo-o como Deus e honrando-o como tal. É necessário ter os olhos espirituais cada vez mais abertos, para enxergar o mundo espiritual, dando honra e glória ao Senhor, sem que haja necessidade de qualquer manifestação visível da sua glória e poder, porque somos chamados a andar por fé e não por aquilo que vemos. Também é imperativo olharmos para dento de nós e verificarmos se há algo que nos paralisa, que impede a nossa caminhada em direção a Deus e, arrependidos, humildemente pedirmos perdão. Perdoados, ouviremos a doce voz de Jesus nos dizendo: “Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”.
*Pastor e missionário presbiteriano.