O Policiamento Comunitário Rural e Ambiental que trabalha desde o dia 1º na Operação Piracema 2015/2016 foi denúncia na cidade de Presidente Venceslau que dizia respeito a aves silvestres em cativeiro e maus tratos de animais. Na residência em questão os policiais puderam notar pelo portão da casa a presença de diversas aves silvestres e exóticas.
Os policiais entraram no imóvel e de imediato constataram que as mesmas não possuíam anilhas de identificação, com exceção da ave da espécie “Bicudo”. Ainda Na varanda dos fundos havia dentro de pequenas caixas de papelão cinco filhotes de papagaios. As aves adultas estavam acondicionadas em gaiolas e viveiros todas com água e alimentação a disposição, em princípio não caracterizando maus tratos.
Constatada as irregularidades com as aves relacionadas, o fato foi apresentado na delegacia de polícia de Presidente Venceslau e foi registrado documento referente a “crime ambiental”. A PM Ambiental informou ainda que durante a ocorrência não conseguiu localizar o autor dos fatos.
As aves e gaiolas foram destinadas a Apass de Assis (Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis). As aves exóticas por estarem bem tratadas foram deixadas pelo local. A Ambiental informou ainda que as autuações serão lavradas em data oportuna, ou seja, quando for encontrado o responsável pelas aves em sua residência, ressaltando que o valor das autuações variam de R$ 500,00 a R$ 5.000,00, por ave.