Quem conhece Dracena há tempos, admira-se com seu desenvolvimento. De um lugarejo simples, localizado no antigo “corredor da fome”, é hoje uma cidade pujante que impressiona, que causa admiração até mesmo em quem a está conhecendo hoje.
Cidade de aparência agradável, bastante arborizada, ruas largas, casas muito bem conservadas e uma população amigável tornam a vida dos moradores muito aprazível.
Não é a toa que está cotada como uma das melhores cidades do país para se viver. Na questão de saúde, é um centro com quase todos os tipos de especialidades e socorre muito bem os moradores da região. Além de uma enorme rede particular de médicos e institutos para qualquer tipo de exames, temos a Santa Casa, o PAM, o AME, a Empresa Municipal de Saúde, o Centro de Saúde e os inúmeros Postos de Saúde, espalhados estrategicamente que distribuem tratamento gratuito à população que aqui acorre, vinda até mesmo da região da Sorocabana, Noroeste e Mato Grosso do Sul. Ainda se aguarda a finalização da Unidade de Pronto Atendimento que está em construção e trará ainda mais tranquilidade e apoio.
A APAE e a APAE rural são outros apoios para as famílias, que possuem integrantes com necessidades especiais. A AVAPAC, que com seu imenso cortejo de voluntários, torna menos difíceis os dias para os portadores de câncer. A Pousada do Bom Samaritano, que acolhe e recupera aqueles que um dia se entregaram à bebida. Há o CRAS, que dá suporte aos que se perderam no vício das drogas. A AVAHU que é um refúgio para quem necessita de diversos tipos de auxílio. E notem: tudo é feito de forma gratuita. Não importa se a pessoa é ou não dona de posses financeiras. O tratamento é sempre o mesmo: eficaz e carinhoso.
A Educação, que há algum tempo não passava de uns grupos escolares na cidade e algumas escolas isoladas na zona rural, hoje se equipara a dos grandes centros. A rede municipal é tida como modelo de eficiência e, por isso, foi premiada nacionalmente, não só pela excelência do ensino como pela merenda, que é conceituada como uma das melhores do país.
Dracena possui instaladas, atualmente, duas faculdades com inúmeros cursos, uma universidade, uma faculdade de engenharia em instalação, além do tão esperado curso de medicina que, possivelmente, será implantado em meados do próximo ano. Não há mais necessidade de que a juventude se ausente da cidade para procurar cursos em outras localidades. A cidade é praticamente completa no setor de educação.
Os loteamentos pululam ao redor da cidade e a procura por suas unidades é imensa, o que estimula o aparecimento de mais e mais desses empreendimentos. E dentro deles, surgem belíssimas residências, de projetos arrojados que parecem disputar entre si o que há de mais estético e prático no setor.
O comércio é vigoroso e as empresas já se tornaram tradicionais, provendo a população de todas as suas necessidades. E tudo isso se deve, em parte, aos moradores que sempre acreditaram e prestigiaram a cidade; e, em parte, às administrações que nunca economizaram esforços no sentido de prover Dracena de tudo que uma cidade precisa para se desenvolver.
Morar em Dracena foi, é, e continua sendo um privilégio!
Até quarta-feira
therezapitta@uol.com.br
-Dracena-