As festas de final de ano estão chegando e você já deve estar pensando em pegar a estrada para se reunir com a família ou então passear durante os dias de férias, não é mesmo? Sempre planejamos esses momentos com entusiasmo e não vemos a hora de descansar a cabeça para aproveitar os dias de folga, mas, antes de chegar na parte da diversão, é preciso pensar no item mais importante da sua viagem: A segurança.
Mesmo que você não vá viajar longas distâncias, deve se lembrar de que nesta época do ano o trânsito tende a ficar intenso em todos os lugares, exigindo ainda mais a sua atenção e o bom funcionamento do seu carro. Para não esquecer nenhum detalhe na hora de fazer a sua revisão de final de ano, a Polidoro Pneus separou algumas dicas que vão lhe ajudar durante o processo. Vamos conferir?
PLANEJE SUA VIAGEM COM ANTECEDÊNCIA – Antes de chegarmos nas dicas técnicas para o seu carro, vamos lhe lembrar da importância do planejamento do trajeto em caso de viagens mais longas. Se possível, opte por estradas com melhor conservação, para evitar danos ao seu veículo durante a viagem. Se não tiver escolha e precisar dirigir em estradas mal conservadas, opte por realizar a sua viagem durante o dia. No caso de uma colisão, pneu furado ou outros problemas com o seu carro, o fator psicológico de poder enfrentar estes problemas na luz do dia já lhe ajuda a manter a calma, reparar o estrago e continuar a sua viagem.
REVISÃO DE FINAL DE ANO: Pneus – Acredite, o estepe é o seu melhor amigo. Não o deixe para trás durante as suas viagens, pois a sua ausência pode transformar um contratempo em um problema gigante. Isso sem falar que ele é um item obrigatório de acordo com o Código Nacional de Trânsito e, obviamente, deve estar em condições de uso.
Se você reparar que há uma ou mais bolhas nos seus pneus, deve substituí-los imediatamente. As bolhas são um indicativo de dano estrutural irreversível, levando a sérios riscos de explosão, principalmente na estrada – onde o pneu é exposto constantemente a uma temperatura maior, elevando sua pressão interna.
Desgaste irregular na banda de rodagem do pneu é um sinal de desalinhamento da suspensão, ou de uso de pressão inadequada no pneu por longos períodos. De acordo com a Resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito, os sulcos do pneu devem ter no mínimo 1,6mm de profundidade.
É pouco se comparado a um pneu novo, com 8mm em média. Eles são essenciais para a correta drenagem na banda de rodagem no caso de chuva, prevenindo a temida e perigosa aquaplanagem.
ALINHAMENTO DA SUSPENSÃO E BALANCEAMENTO DAS RODAS – Aqui está a dupla que sempre é deixada de lado na hora da revisão. E ela se vinga por esse esquecimento, pois geralmente seus sintomas de mau funcionamento costumam aparecer somente em velocidades mais altas: vibrações ao volante, no caso de uma roda desbalanceada; ou direção desalinhada (o carro puxa para um dos lados), no caso de alinhamento fora das especificações de fábrica – que pode ocorrer quando o carro acerta um buraco ou a calçada. Quando estes problemas chegarem a se manifestar você já pode estar a meio caminho da sua viagem de final de ano. Guiar um carro que obedeça seus comandos parece óbvio, porque então deixar ele todo desregulado? Itens super importantes na sua revisão de final de ano!
Lembre-se de checar a pressão de todos os pneus, e leve em conta a quantidade de passageiros e o volume de bagagem que o carro irá transportar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para estas condições.
BARULHOS NA SUSPENSÃO – Hora de abaixar o som e pedir silêncio dentro do seu carro, pois os pequenos barulhos que surgem com o automóvel em movimento podem indicar problemas importantes. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados na sua oficina autorizada. As condições da estrada utilizada em trajetos diários podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto na revisão do veículo.
RODAS – Em rodas de ferro, procure por amassados. Se a pressão de um pneu estiver mais baixa que a dos outros, é provável que a roda esteja amassada, permitindo fuga de ar. O reparo é simples e pode ser feito por um bom borracheiro. Em rodas de liga, preste atenção em possíveis quebras e trincas. Dependendo do caso, a substituição da roda pode ser necessária.
SERVIÇO – A Polidoro Pneus está situada na avenida Washington Luiz, n° 313, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h40 às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3821-5172.