A cerimônia de aberturada porta santa será realizada domingo, 27, às 9h30, na igreja Nossa Senhora Aparecida (Matriz), com a participação do bispo da Diocese de Marília, dom Luiz Antônio. O evento religioso marca o começo do Ano Santo da Misericórdia (Jubileu da Misericórdia), celebrado pela igreja católica, desde o dia 8 de dezembro, com encerramento no dia 20 de novembro de 2016.
O Jubileu da Misericórdia teve início com a abertura da porta santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo papa Francisco, durante a solenidade da Imaculada Conceição, em 8 de novembro. O encerramento será no dia 20 de novembro, com a olenidade do Cristo Rei. Na tradição católica, o Jubileu é o ano em que a igreja proclama para que as pessoas se convertam em seu interior. O Ano Santo ocorre a cada 25 anos, o próximo será em 2025. De acordo com comunicado da igreja católica, é celebrado principalmente por meio do sacramento da confissão. “É aconselhável confessar-se várias vezes ao longo do Jubileu
para experimentar mais profundamente a Misericórdia de Deus”, esclarece a Diocese de Marília.
Além da Matriz Nossa Senhora Aparecida, pertencentes à Diocese de Marília, as portas santas podem ser visitadas na Catedral Basílica de São Pedro (Marília), Santuário Sagrado Coração de Jesus (Vera Cruz) e Paróquia São Pedro Apóstolo (Tupã).