A Receita Federal, por meio de sua Agência em Adamantina, participou de um evento realizado pelo CPP (Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu), cujo objetivo foi oferecer aos reeducandos do centro um conjunto de serviços essenciais, visando auxiliá-los na retomada de vida em liberdade.
Foi providenciado um mutirão de ações, que contou com a participação do agente Marcelo Cagliari, da Agência da Receita Federal em Adamantina, a fim de fornecer importantes ferramentas no processo de reintegração social.
O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo que, por meio da Diretoria do CPP Pacaembu, através do diretor-geral, Gilberto Pavesi, convidou a participação da Receita Federal. O convite contou com a colaboração de Irani Morichita, diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde.
Parafraseando Cagliari, nesta prática se vê a Receita Federal servindo como fonte de cidadania, pois tanto atua na repressão de crimes tributários e aduaneiros quanto em atos que visam a reintegrar indivíduos à sociedade. São serviços prestados para o interesse do país.
Ações como essa são importantes para a instituição, visto que demonstra o peso de sua atuação em realizações de forte apelo social.
Na oportunidade foram prestados esclarecimentos sobre o CPF aos servidores do CPP que trabalham diretamente com a obtenção de documentos dos internos. Dúvidas foram esclarecidas e elucidadas situações envolvendo os cadastros dos prisioneiros.
ASSESSORIA DE IMPRENSA / Receita Federal – Presidente Prudente