Pep Guardiola está vivendo sua última temporada no Bayern de Munique. Segundo o jornal espanhol “Marca”, o treinador avisou à diretoria da equipe alemã que não vai renovar seu contrato. Na apuração do jornal, Guardiola teria dito que está desgastado com o elenco que comanda desde julho de 2013.
Pela reportagem, Guardiola teria recusado um aumento no seu já milionário salário. Ele passaria a receber cerca de 20 milhões de euros (R$ 86 milhões) por temporada. Ainda no texto, Guardiola teria dito que o prolongamento de seu contrato com o Bayern seria prejudicial tanto para o time quanto para ele.
A relação conflituosa de Guardiola com Karl-Heinz Rummenigge, presidente do Bayern, também seria motivo para a não renovação do contrato. Segundo o Marca, o diretor fez cobranças duras depois das eliminações com goleadas para Real Madrid e Barcelona nas últimas duas temporadas da Liga dos Campeões.
No Bayern, o técnico foi campeão da Bundesliga duas vezes (encaminha a terceira) e tem uma Copa da Alemanha, uma Supercopa da Uefa e um Mundial de Clubes. Na Liga dos Campeões, o Bayern vai enfrentar a Juventus nas oitavas de final em fevereiro e março de 2016. Guardiola ainda espera deixar o clube o título mais importante do continente.
Nos últimos meses, o nome de Guardiola foi muito ligado ao Manchester City pela imprensa europeia. Ele substituiria Manuel Pellegrini. Nas últimas semanas, contudo, o Manchester United também teria manifestado interesse no espanhol.