As cobranças de serviços não solicitados por empresas de telecomunicações, a maioria de telefones móveis continuam liderando as reclamações de consumidores ao Serviço de Proteção ao Crédito (Procon) de Dracena.
Segundo a diretora do órgão, Priscila Dantas das Neves, nos últimos dias as reclamações no órgão por cobranças indevidas de serviços não solicitadas de telefonia móvel (celulares), aumentaram muito.
São cobranças de planos de telefonia móvel sem o pedido do consumidor ou então de mudanças de planos também não solicitadas que de acordo com a diretora, oneram muito o consumidor.
Como exemplo, Neves explica que a mudança de um plano para outro, pode representar no aumento em até quatro vezes nas mensalidades do telefone móvel ao consumidor.
“A taxa mensal pode subir até quatro vezes, passando, por exemplo, de R$ 32 a mais de R$ 200 ao mês”, alerta a diretora.
Para evitar as cobranças indevidas, o Procon orienta o consumidor a tomar todas precauções possíveis em relação ao contrato que pretende assinar e quando chegar uma cobrança de serviço não solicitado, deve entrar procurar o órgão.
Em relação às cobranças indevidas no comércio local, a diretora do Procon informa que nos últimos meses houve redução nas reclamações.