Para muitos o final do ano é uma época muito alegre, com festas, férias e presentes, mas, para vários animais, é uma das temporadas mais tristes. Muitos donos ao saírem de viagem não se preocupam com quem deixar seu cão ou gato e acabam os largando pelas ruas.
Segundo Solange Nardi, membro da ONG Arca de Noé, esse problema chega aumentar em até 50% nesta época do ano em Dracena. “O que todos têm que compreender é que maltratar e abandonar animais é crime, e o infrator poderá sofrer as penalidades previstas em lei”, explica.
“O animal é para a vida inteira e não por temporada, por isso, o proprietário do cão ou gato tem que tomar alguma providência ao ficar fora de casa por vários dias”, diz Solange.
Deixar com algum vizinho, amigo ou na própria residência desde que alguém todos os dias coloque ração e água para o animal pode ser uma solução. Em Dracena também existe hotel para cães, uma opção a mais de quem procura um lugar seguro.
O animal abandonado na rua está sujeito a sofrer maus-tratos, passar fome, ser atropelado ou simplesmente nunca conseguir um dono novamente.
Solange pontua que existem pessoas trazendo animais de outros municípios para serem abandonados em Dracena. Já foram encontrados animais de raça e divulgados em redes sociais para encontrar o dono, no entanto, ninguém se manifestou. Com isso, o animal foi para adoção.
ANO NOVO – Durante a virada de um ano para o outro devido à quantidade de fogos de artifícios a maioria dos cães sofrem com o barulho, devido à sensibilidade dos ouvidos.
Mas existem alternativas e alguns cuidados que os donos podem tomar para tranquilizar os animais e garantir uma virada de ano bem menos estressante para eles e assim evitar que eles fujam nesta data.
Na hora da virada, a recomendação é deixar os animais em ambientes fechados. Dá até para colocar uma música pra deixar eles mais calmos. Outra dica é criar um abrigo para que os cachorros possam se esconder. Também pode ser colocado algodão nos ouvidos do animal para abafar o som.
FEIRA DE ADOÇÃO – Nesta segunda-feira, 7, véspera do aniversário de Dracena, a ONG Arca de Noé estará com animais para doações num espaço cedido no Supermercado Ikeda a partir das 15 horas.
Aqueles que quiserem participar e adotar um animal receberão ainda orientações de cuidados por membros da ONG.