Concorrendo com mais de 17 milhões de inscritos dois estudantes da Escola Estadual Fleurides Cavalini Menechino, de Adamantina, foram premiados na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2015).
Leonardo Alves da Silva, 17, aluno do 3º ano do Ensino Médio foi premiado com medalha de ouro (nível 3) e Gustavo de Souza Forato, foi premiado com medalha de bronze (nível 1).
No caso de Leonardo, esta é sua sexta premiação pela OBMEP: a premiação de 2015 se soma a outras duas medalhas de ouro e mais três medalhas de prata. O sucesso com a matemática inspira Leonardo a pleitear a carreira na área da ciência da comutação.
OBMEP É REALIZADA DESDE 2005 – A OBMEP é realizada desde 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com objetivo de incentivar o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos, e na sua execução emprega recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
Foram inscritos na OBMEP deste ano 17.972.333 alunos de 47.580 escolas, localizadas em 5.538 municípios (99.48 % do total). A prova da 1ª fase foi realizada em junho, foi composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha) e aplicada nas próprias escolas.
Os dois medalhistas da Escola Estadual Fleurides Cavalini Menechino serão convidados a participar do PIC – Programa de Iniciação Científica Jr., que será realizado ao longo de 2016.
O PIC é um programa que levará o estudante a entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando o aluno para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa haverá encontros presenciais e estudos online. Para participar do PIC o estudante receberá auxílio financeiro (bolsa mensal-CNPq) assim como, material didático, alimentação e transporte.
Como parte do Programa é realizado via internet, todos os alunos deverão dispor de algum tempo semanal para realização de discussões e tarefas no fórum online. Os alunos participantes deverão também dispor de um sábado por mês para os encontros presenciais.