No último dia 11, em audiência pública realizada no município de Lucélia, a Pássus Jr. – Assessoria e Consultoria em Turismo (Empresa Júnior do Curso de Turismo da Unesp – Câmpus de Rosana) entregou oficialmente o Diagnóstico Turístico de Lucélia. O evento contou com a participação prefeito Osvaldo Saldanha, dos membros do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), de autoridades locais e da população luceliense. Além da entrega do diagnóstico a professora doutora Renata Maria Ribeiro proferiu a palestra intitulada “Turismo como instrumento de desenvolvimento”.
O Diagnóstico Turístico é uma análise dos atrativos e recursos do município, que subsidia ações e estratégias ao planejamento do turismo. Essa etapa deve compor o Plano Diretor Municipal de Turismo sendo um dos requisitos essenciais para a candidatura de Lucélia como Município de Interesse Turístico – MIT, de acordo com a Lei Complementar nº 1.261, de 29 de abril de 2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico.
A IMPORTÂNCIA DO TURISMO – O turismo em cidades do interior surge como alternativa para a economia local, proporcionando também melhores opções de lazer para a sua população e para os seus visitantes. As cidades que possuem atrativos turísticos devem ser planejadas a fim de atender uma demanda a princípio local e regional, que busca de lugares de fuga do estresse, do trabalho e do cotidiano. Em Lucélia foram observados um patrimônio cultural e natural importantíssimo que precisam ser preservados e planejados para a memória da cidade e para ativação ao turismo.
SOBRE O PROJETO – O projeto para desenvolver o Diagnóstico Turístico de Lucélia foi realizado pela Pássus Jr. – Assessoria e Consultoria em Turismo e possibilitou aos discentes aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. O trabalho foi realizado por meio de um convênio firmado entre a Unesp – Câmpus de Rosana e a Prefeitura de Lucélia que tinha como escopo, estudo do histórico do município, levantamento dos atrativos e recursos para o turismo e infraestrutura de serviços para atender visitantes, sendo que tais atividades se desenvolveram tanto na Empresa quanto em visitas técnicas de levantamento e diagnóstico no município sob a orientação da professora doutora Renata Maria Ribeiro.