Quem vai construir, reformar ou solicitar ligações novas de energia deve ficar atento, pois já está em vigor os novos modelos de padrão de entrada para baixa e média tensão.
Para medidores individuais em baixa tensão, como o da maioria das casas, somente serão aceitas caixas de material policarbonato, de fornecedores homologados pela Energisa, com tampa reta de material translúcido, com o compartimento destinado à instalação do disjuntor e com acesso unicamente pela frente, ou seja, voltado para rua.
O uso de caixas metálicas foi prorrogado até 31 de dezembro de 2015 para que o comércio tenha tempo de adquirir as caixas de material plástico. Após essa data, ou seja, a partir de 1º de janeiro de 2016, não será mais permitido o uso de caixas metálicas. Os demais itens da construção do padrão devem estar de acordo com as novas regras.
Para as medições indiretas em baixa tensão, serão aceitos apenas quadros ou armários de material metálico, com configuração em monobloco para alocação do disjuntor, transformadores de corrente e medidor, sendo que cada compartimento deve possuir tampa exclusiva. Já paras as medições indiretas em média tensão, as caixas deverão ser de material metálico, prevendo a instalação do medidor e do sistema de telemedição.
Vale destacar ainda que, no segundo semestre de 2015, a empresa reuniu lojistas, prestadores de serviços e outros profissionais nas principais localidades da distribuidora e realizou palestras sobre as mudanças e as normas técnicas.
As normas estão disponíveis no site www.energisa.com.br, no campo “Normas Técnicas”.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a empresa pelo 0800-7010-326, que uma equipe especializada da Energisa vai até o local.