Toda a celebração cristã é uma permanente vinda do Senhor em nossa vida pessoal, em nossa comunidade e em nossa história. Ele vem ao nosso encontro no presente e no futuro, como veio no passado. Ele é caminheiro fiel na grande peregrinação que fazemos rumo à casa do Pai. Ele é o Emanuel, o Deus-conosco com quem descobrimos sempre de novo quem somos, o que queremos e para onde vamos. E de maneira especial celebramos isso no Natal. 

É Natal. Revivemos a chegada, a manifestação de Deus em nossa humanidade pela encarnação do verbo e sua vinda no hoje de nossa história, enquanto aguardamos a sua vinda gloriosa e definitiva.
É noite de alegria. “Hoje, amados filhos, nasceu o nosso salvador. Alegremo-nos. Não pode haver tristeza no dia em que nasce a vida; uma vida que, dissipando o temor da morte, enche-nos de alegria com promessa da eternidade.” São Leão Magno.
É noite de luz. “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu”. (Isaías 9,1)
É noite de paz. O profeta Miqueias anunciava “…e ele mesmo será a paz”. (Miqueias 5,5). Isaías profetizava: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, conselheiro, Deus forte, pai da eternidade, príncipe da paz”. (Isaías 9,6)
É a vinda de Jesus Cristo no tempo e na história dos homens, para trazer-lhes a salvação.
É a grande noite de fazermos do nosso coração um belo presépio para Jesus nascer. Participe da Santa Missa em sua comunidade. Faça um momento de oração em seu lar.
Que venha e permanece esse espírito natalino para sempre em nossos corações e em nossos lares. Um feliz e abençoado Natal para todos.

*Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória em Tupi Paulista.