O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015, divulgado este mês, aponta Junqueirópolis como a primeira entre às cidades da região Oeste do Estado de São Paulo, com base em dados de 2013, o último disponível da série iniciada em 2005. Junqueirópolis é o município melhor colocado da região, estando em 43º no Estado de São Paulo, estando à frente da cidade de Presidente Prudente que alcançou a 44ª posição.
Na avaliação federal, Junqueirópolis também pontua como a primeira da região como o 68º município na classificação geral, seguido de Presidente Prudente em 69º lugar.
Na avaliação por amostragem do IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, Junqueirópolis pontuou com 0,8560; Emprego e Renda com 0,7468 e Saúde com 0,8220. Sendo que a melhor pontuação foi alcançada pela Educação com 0,9993, o que proporcionou ao município estar no seleto grupo dos melhores classificados do Estado de São Paulo e do Brasil.
Criado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, o IFDM avalia as condições de Educação e Saúde básicas e de Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros. Em sua nova edição, o estudo traz comparações com outros anos da série histórica e projeções sobre a evolução do desenvolvimento por conta da deterioração do cenário econômico.
O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: desenvolvimento baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1).
Foram avaliados 5.517 municípios, que abrigam 99,8% da população. Ficaram fora do índice cinco cidades criadas recentemente, que ainda não possuem dados suficientes para análise, e 48 que não declararam ou possuem informações inconsistentes.
Falando da classificação de Junqueirópolis como o primeiro da região e entre os melhores classificados a nível estadual e nacional no Índice Firjan, o prefeito Hélio Furini destacou que o resultado é uma somatória dos esforços de todos, do comprometimento das autoridades constituídas, servidores, segmentos e população que prezam em contribuir pelo desenvolvimento do município.