No segundo capítulo do Evangelho de Lucas encontramos um homem chamado Simeão que explode de felicidade ao tomar nos braços o menino Jesus, reconhecendo-o como a esperança da humanidade. 

A nação de Israel vivia dias difíceis, complexos, subjugada pelo Império Romano. Os Judeus estavam debaixo do domínio de um rei cruel chamado Herodes. O cenário era caracterizado pela desesperança. Neste contexto Simeão era apontado como homem justo e piedoso. Muitos justificam não serem corretas por causa da sociedade corrupta, desprovida dos valores de Deus. Mas Simeão era diferente, provando que o meio em que vivemos não determina quem nós somos.
Simeão era do grupo de pessoas que colocava seus olhos no Deus que está acima de tudo e de todos, que interfere e muda a história. Simeão esperava a consolação, e quando olha para o menino Jesus em seus braços ele percebe que estava ali, diante dele, aquele que nos dá o consolo que outras coisas não podem dar. O coração do homem só poderá descansar quando compreender quem é Jesus. Poder, pessoas, ideologias, status, dinheiro, etc. não podem fazer isso.
Simeão olha para aquela criança e não vê apenas um bebê, mas vê o messias prometido por Deus, que mudaria a história da humanidade e encontra descanso para a sua alma. Ele descobre em Jesus Cristo o sentido para a sua existência, e assim tem a sua esperança renovada.
Você pode experimentar o que Simeão experimentou! Como? Em primeiro lugar, seja sensível ao mover do Espírito Santo. Lucas registra que “o Espírito Santo moveu o coração de Simeão e ele foi” (ao templo onde Jesus estava). Isto se chama obediência! Deus nos diz em sua palavra o que devemos fazer, mas nem sempre obedecemos. Privamo-nos de muitas bênçãos porque teimamos em andar conforme a nossa cabeça e não consideramos obedecer ao que Deus nos pede. Grandes milagres acontecem em nossa vida quando obedecemos a Deus e à sua palavra.
Em segundo lugar devemos, assim como fez Simeão, confiar totalmente no caráter de Deus. O texto diz que Simeão esperava na promessa do Senhor aquele que mudaria o mundo e o salvaria. Ele esperou em Deus, confiou em suas promessas e pode contemplar a bênção!
Neste Natal quero convidar você a tomar algumas medidas práticas para a sua vida. Deixe-se guiar pelo Senhor. Renove sua confiança no caráter de Deus. Compreenda quem é Jesus e viva o verdadeiro Natal. Jesus é o grande presente de Deus para nós! Mas este presente só faz sentido se você desembrulhá-lo, abraçá-lo, e permitir que ele tome conta de sua vida e transforme a cada dia o teu coração!

*Pastor e missionário presbiteriano.