O Parque Estadual Aguapeí, recebeu nova sede administrativa e centro de visitantes, inaugurados no último dia 20, pelo governador Geraldo Alckmin em Nova Independência. O parque possui área de 9.043,970 hectares, abrangendo os municípios de Castilho, São João do Pau D’Alho, Nova Independência, Monte Castelo, Guaraçaí e Junqueirópolis.
As obras são resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado pela CESP, em função dos impactos ambientais gerados na implantação da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta (Porto Primavera). O investimento é superior a R$ 3 milhões.
“Essa construção tem toda área de ensino, sala para visitantes, exposição, auditório, estacionamento e escritório”, destacou Alckmin. O governador afirmou que as melhorias vão fomentar o turismo na região. “O turismo é uma fonte de emprego muito importante. O parque vai atrair muita gente”, acrescentou.
Os equipamentos possibilitarão a complementação do trabalho de educação ambiental e ecoturismo, realizados pela Fundação Florestal, quando do atendimento aos visitantes das Unidades de Conservação, por meio de palestras e exposições.
PANTANINHO PAULISTA – As características alagadiças e a presença de diversas espécies de aves aquáticas, mamíferos e répteis, características do Pantanal, conferem à região o sugestivo apelido de “Pantaninho Paulista”. A presença desta fauna é constante e fácil de ser observada, como é o caso dos tuiuiús, cervos-do-pantanal, sucuris e jacarés, entre outros.
“O rio Aguapeí é um afluente importante do rio Paraná e aqui se constituiu um pequeno bioma, que poderíamos chamar de pantaninho do interior, que tem grande importância para a flora e fauna da região”, disse o governador.
Estima-se que um total de 402 espécies de vertebrados esteja presente na região, dos quais 38 são mamíferos, 236 aves, 25 anfíbios, 21 répteis e 82 peixes. Em relação à vegetação, os registros somam 156 espécies, sendo 111 de porte arbóreo e 29 arbustivas. A principal formação do parque é a Floresta Estacional Semidecidual em diversos estágios de regeneração.