Após o fechamento de três unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) de Lucélia, a Prefeitura informou que os imóveis serão ocupados por outros departamentos públicos com objetivo de conter gastos.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o Centro de Saúde passará a contar com mais profissionais em diversas especialidades onde a população seja amparada em suas necessidades. “Para que os prédios que antes abrigavam os PSFs não ficassem à mercê da ociosidade e alvo de vândalos, alguns setores, também da área da Saúde, passarão a funcionar nestes locais”, informou.
As mudanças já tiveram início e, segundo a Prefeitura, o prédio do antigo PSF Flora Pardo de Alcântara Pinheiro, da Vila Rancharia, passou a abrigar os setores de Zoonoses e Controle de Vetores e também o local onde as agentes comunitárias da Saúde, dos extintos PSFs, se concentram. Já na Vila Rennó onde está situado o PSF João Garcia Maldonado, será o Centro de Apoio Psicossocial (Caps) que hoje funciona na rua Sônia Maria Campagnone, n.º 145, local onde abrigará outro projeto da Saúde, o da Residência Terapêutica, a ser instalada em breve. O prédio da Vila Cayres (PSF Gumercindo de Britto), está sendo ocupado pela Vigilância Sanitária. O PSF Dr. Domingos Ribeiro dos Santos Netto, continua em funcionamento com equipe renovada. No local acontece ainda o programa Sorria São Paulo, voltado para a Saúde Bucal dos lucelienses.
O principal objetivo é que com as novas medidas haja mais economia aos cofres públicos, tendo em vista que dois aluguéis deixarão de ser pagos mensalmente pela municipalidade, um deles seria a residência onde funcionava a Vigilância Sanitária e Controle de Vetores e Zoonoses, e a outra que abrigaria a Residência Terapêutica.
As mudanças já começaram e acredita-se que até meados do mês de dezembro todos os setores sejam remanejados, funcionando em nos novos locais.
“Acreditamos que essas medidas acarretarão na redução de despesas junto à municipalidade, incluindo o remanejamento de alguns setores que antes funcionavam em prédios alugados e hoje estão em sede própria. É importante frisar que, mesmo com as mudanças, a administração prioriza o atendimento à população, oferecendo serviços de qualidade em todos os departamentos que passaram por recentes mudanças”, informou o secretário de Saúde, Sávio Pereira de Araújo. (Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura).