Foi inaugurado na tarde de ontem, 3, em Adamantina, a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) pela Secretaria de Administração Penitenciária em parceria com a Prefeitura.
O evento contou com a participação de autoridades locais, regionais e da SAP, entre elas o secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes.
Com a instalação da unidade no município, será admissível que as penas alternativas, que são possíveis para aqueles que cometeram delitos considerados de baixo potencial ofensivo, sejam cumpridas com trabalho em instituições locais.
De acordo com os dados da SAP, a reincidência de apenas 4,1% entre os beneficiados e o baixo custo aos cofres públicos (R$ 26,08 por apenado/mês) demonstram o valor pedagógico das penas alternativas e a eficácia do Programa que recebeu premiações em âmbito Estadual e Federal, destacando-se como referência no território nacional.
“Com a CPMA de Adamantina, serão 67 unidades em todo o Estado de São Paulo. O Programa iniciado em 1997 atendeu mais de 135 mil pessoas condenadas pelo judiciário a prestar serviços à comunidade, possibilitando uma segunda chance por terem cometido delitos leves”, informou a SAP.
A CPMA está localizada na avenida Vitório Romanini, 204, Vila Cicma, no mesmo prédio do Iamspe.