A Coordenadoria de Saúde de Paulicéia deflagrou na manhã dessa quarta-feira, 16, um arrastão pelas residências do município, mobilizando moradores para o serviço voluntário e servidores públicos municipais na campanha contra a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.
O arrastão está programado para encerrar na próxima terça-feira, 22. As equipes devem visitar imóveis da área urbana e os usados para temporada.
Documento encaminhado pela Promotoria garante o livre acesso dos agentes da saúde nos imóveis para realização de vistorias nos quintais das residências.
De acordo com a coordenadora municipal de Saúde, Inês Teresinha Nicola Horvath, esse tipo de ação passará a acontecer uma vez ao mês, até março. Período de pico de transmissão da doença é de novembro a março, segundo informou a coordenadora.
Na visita casa a casa, os agentes instruem o dono da casa sobre a maneira correta de eliminar criadouros da larva do mosquito Aedes aegypti.
Paralela a essa ação, a Prefeitura está tapando buracos na rua e roçando terrenos baldios.
Nesse segundo semestre do ano a Coordenaria Municipal de Saúde não registrou nenhum caso positivo da dengue, somente dois suspeitos da doença.
Todo entulho recolhido no arrastão será selecionado. O que for lixo será encaminhado para o lixão. Já os materiais recicláveis, a intenção é repassar para uma cooperativa de recicláveis.