O Siga Mais recebeu na última semana várias reclamações de usuários do transporte coletivo urbano de Adamantina. As reclamações são pautadas nos serviços prestados pela empresa.
Na semana passada houve redução de horários, sobretudo nos dias de ponto facultativo de segunda-feira, 7, e no feriado de terça-feira, 8. Os usuários relataram que a restrição de funcionamento nesses dois dias, que atingiram as repartições públicas e escolas, pode ter sido o motivo da redução.
Porém, a medida trouxe prejuízo e dificuldades para quem depende exclusivamente do transporte coletivo para estudos ou trabalho, ou qualquer outra necessidade pessoal. Além da falta dos ônibus, a queixa dos usuários é pela falta de clareza na comunicação e informes, o que dificulta que se organizem e busquem alternativas. “Queremos, acima de tudo, que essa empresa nos respeite, nos comunicando com antecedência, as mudanças que serão feitas, desde que tais mudanças não interfiram na vida das pessoas, escola e trabalho”, diz a reclamação. “Queremos que a prefeitura nos respeite cuidando dos nossos direitos”, continua.
Outra reclamação se refere a atrasos. Uma usuária frequente na linha Jardim Bela Vista/ Jardim Adamantina reclamou que embarcou no ônibus das 15h com 35 minutos de atraso.
Há queixas também sobre o transporte de idosos. “No mesmo dia a empresa aplica duas regras. Ônibus grande, entrada pela frente, ocupados todos os lugares reservados, o idoso paga ou desce. São avisados que não podem viajar de pé. Micro-ônibus: os idosos entram pela porta traseira, e aí ninguém paga, se lotar vai em pé e está tudo certo!”, relata.
Há opção da empresa por usar micro-ônibus também causa reclamações, sobretudo em relação à lotação em determinados horários. Além da lotação, há desconforto com intervalos entre os bancos, que são menores, trazendo dificuldades para uma pessoa adulta se acomodar. Nesse aspecto, os usuários pedem a volta do ônibus convencional e maior.
EMPRESA NÃO SE MANIFESTOU – A reportagem do Siga Mais entrou em contato com a empresa que presta serviço de transporte coletivo em Adamantina, junto à sua matriz, em Tupã. Foi enviado e-mail à empresa na última sexta-feira, 11, e até agora não foi recebida nenhuma resposta.