Agentes de controle de vetores da Vigilância Epidemiológica de Dracena percorreram centenas de casas ontem, 29, durante todo o dia, na ‘Operação Todos Juntos contra o mosquito Aedes aegypti’.
A ação que começou no jardim Santa Clara consistiu num arrastão de forma preventiva para combater o vetor que além de transmitir a dengue, transmite também a febre amarela, chikungunya e o zika vírus. Essa é uma recomendação do Governo do Estado, que também desenvolve a operação em outros municípios do estado de São Paulo.
Mesmo a cidade já ter passado por uma epidemia de dengue no ano passado, e a nova doença do zika vírus que já está espalhada em grande parte do país, alguns moradores ainda não se conscientizaram da importância de manter sempre limpo os quintais e evitar água parada.
Durante as visitas a casas, a reportagem do Jornal Regional acompanhou o trabalho dos agentes e flagrou que ainda há moradores que continuam acumulando materiais nos quintais favorecendo o acúmulo de água parada, propício para o criadouro de larvas.
Bacia cheia de água e garrafas sem tampas e com a boca virada para cima foram algumas das cenas flagradas no jardim Santa Clara.
Os trabalhos de visitação nas residências continuam hoje, 30, no Santa Clara e também na vila Barros, com a participação dos agentes de controle de vetores, agentes comunitários, agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e voluntários do Rotary, Rotaract e Interact. O grupo fará orientações sobre os riscos das doenças e medidas preventivas.
Nesses dois bairros, os moradores podem colocar nas calçadas todo e qualquer material que já não tem mais utilidade e possa acumular água e se tornar criadouro do mosquito. Neste sábado, a Secretaria de Agricultura fará o recolhimento do material.