Está previsto para terminar em março deste ano, as instalações do mini laticínio da Associação de Produtores Rurais de Dracena (APRD), localizado no bairro Mirassol, após a Apae Rural.
O projeto da APRD, aprovado pelo Programa de Microbacias II, da Secretaria Estadual da Agricultura, para a construção do laticínio, conta com recursos no valor total de R$ 1.023.253,73, repassados pelo Governo do Estado, por meio do Microbacias, com contrapartida pela Prefeitura, no valor de R$ 350 mil. O início das obras ocorreu em janeiro do ano passado e estava previsto para ser concluído em oito meses, mas a obra atrasou.
De acordo com a Associação, o projeto atenderá o público da pecuária leiteira, onde atualmente a APRD comercializa em média 150 mil litros de leite por mês, atendendo aproximadamente 45 produtores de leite, dentre outros jovens e mulheres, de Dracena e região.
Recentemente, a Associação adquiriu três câmaras frias, que irá armazenar o leite e seus derivados que a APRD está construindo. Nesta construção há parceria da Prefeitura, Câmara Municipal e da CATI (Casa da Agricultura de Dracena). Essa aquisição só foi possível através de uma chamada pública publicada pela Fundação do Banco do Brasil (FBB). Através de um programa de incentivo beneficiou-se entidades em todo o país, do qual a Associação de Produtores Rurais de Dracena foi contemplada. Neste caso a Fundação do Banco do Brasil é a entidade parceira.
O objetivo é que com a instalação das câmaras frias pretende-se ter um aumento na comercialização, tanto no valor do produto final como na quantidade vendida.
A Associação espera também trabalhar com programas de políticas públicas, como o PPA, do Governo Federal, o PPAIS, do Governo Estadual que fornece alimentos para as penitenciárias, o Programa Nacional de Alimentos Escolares (PNAE), entre outros que possam melhorar a renda dos produtores.
A administração da associação é feita por Gislaine Gomes, presidente da APRD.
FÁBRICA – A Prefeitura também cedeu por um período de 99 anos, para implantação do laticínio, a construção de um barracão onde será instalada também uma fábrica para processamento de polpas de frutas.
No ano passado foram adquiridas três máquinas de frutas e verduras que darão suporte nos trabalhos.
Paralelo à construção do mini laticínio também está em obras o escritório da diretoria da Associação de Produtores Rurais de Dracena.
Na semana passada esteve vistoriando as obras a presidente da APRD, Gislaine Gomes; o gerente da agência do Banco do Brasil, Luiz Carlos da Silva, e o gerente do Banco do Brasil, Stenio Coelho.