Pneus usados de automóvel e motocicletas têm sido transformados em peças artesanais nas mãos do artesão Valdemir Sebastião dos Santos, 55, movido pelo espírito ecologicamente correto. Ele retira das ruas o que poderia se transformar em um potencial local para procriação do mosquito Aedes aegypti.
Embora trabalhe há certo tempo no ramo de artesanato usando biscuit e folha de jornal, a ideia de usar pneus como matéria-prima surgiu a três anos, graças à persistência de produzir peças duradouras, descobrindo a possibilidade de dar forma a objetos decorativos prendendo um pneu a outro para fazer, por exemplo, um assento, chamado de puf.
“Através do primeiro puf as pessoas viram e começaram a encomendar. A partir disso eu aprimorei, e comecei a fazer peças revestidas com espuma, tecido e pezinho de sofá. Então não parei mais”, disse.
Aliado a internet, passou a se atualizar sobre os formatos dado ao pneu pelos artesões no interior do país. “Observo nesses trabalhos a possibilidade de melhorá-los ainda mais”, afirma.
Os pneus são pegos em um depósito de coleta no almoxarifado de Panorama, passado um longo processo de preparo de aproximadamente três dias ou mais, ele reproduz formatos de aves da fauna regional além do puf.
Nos últimos dias eles têm deixado expostos esses objetos na recém-reinaugurada Casa do Artesão de Presidente Prudente.
SONHO – Santos deseja poder desenvolver uma oficina para ensinar a produzir peças de pneus em parceria com municípios da região. “Gostaria de passar o que aprendi a mais pessoas”, afirmou.
SERVIÇO – Interessados em conhecer sobre o trabalho do artesão pode entrar em contato pelos telefones: (18) 99688-6578/ (18) 98152-9131/ (18) 99128-2205.