A Prefeitura de São João do Pau D’ Alho contratou por meio de licitação, no valor de R$ 38.980,00 mil, a empresa Cetec para a realização de perícia estrutural no prédio da Creche Municipal Mundo Pequenino, que está interditada pela Procuradoria da República e Polícia Federal desde 2012. A perícia passou a ser uma exigência desses dois órgãos.
“Já estamos em posse do trabalho elaborado pela empresa contratante. Optamos para que antes do encaminhamento a Procuradoria da República e a Polícia Federal irmos até Brasília (DF) contatar com o FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento de Educação), departamento responsável pelo custeio da obra, sobre esse assunto”, disse o prefeito Manoel Pereira que participará em breve de audiência junto ao órgão federal acompanhado da secretária de Educação, Creusa Berbel e o engenheiro Adilson Braitt.
Manoel explica que no retorna da capital do País estará entregando os documentos periciais aos órgãos da Procuradoria e Polícia Federal, na cidade de São José do Rio Preto, para a análise técnica e posicionamento relacionado à ocupação da creche. “Gostaríamos sim de que no final desta longa jornada, da qual jamais deixamos vencer pelo desânimo, embora em meio de muitas controvérsias por pessoas desinformadas, alcancemos um final feliz, se Deus quiser, estamos confiantes. A educação, sempre foi e será a nossa meta”, pontuou o prefeito.
CRECHE – A Emei Mundo Pequenino foi inaugurada no dia 24 de setembro de 2014, no bairro Flamboyant, quando no dia seguinte já teve início as aulas na unidade escolar para atendimento a cerca de 100 crianças. Apesar da inauguração a obra havia sido embargada em 2012.
No entanto, meses após a inauguração a Prefeitura atendeu a orientação do Ministério Público e da Procuradoria da República alegando que o prédio corria o risco de desabar, com isso tiveram que desocupar o local e desde então o prédio está abandonado.
A creche conta com 10 amplas salas de aula para atender berçário e maternais, salas de repouso, sala de televisão e multiuso, brinquedoteca equipada, banheiros adaptados, solários, pátio coberto, auditório, além de área verde com parque infantil.
A área administrativa é composta por sala de direção, recepção e sala de professores. Possui, ainda, ampla cozinha, depósito de alimentos com entrada e saída de alimentos em lugares distintos e lactário.
A obra foi uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, através do Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Básica e o Fundo de Desenvolvimento da Educação.
O investimento foi de aproximadamente R$ 1,300 milhão com recursos do Governo Federal e Prefeitura.