Pacientes de Dracena e região que necessitam passar por tratamento de câncer atualmente precisam se deslocar para cidades distantes como Barretos, Bauru e Jaú, essa realidade num futuro próximo poderá ser alterada, com a inauguração do Hospital Regional do Câncer (HRC) de Presidente Prudente.
Moderno, humanizado e dotado de todas as instalações e equipamentos necessários para a prevenção e o tratamento do câncer, o HRC terá um total de 120 leitos, podendo chegar a 180 no futuro com padrão de primeiro mundo. Uma grande conquista da comunidade regional.
Para pedir a colaboração com o Hospital, dirigentes da Fundação Hospital Regional do Câncer da Santa Casa de Presidente Prudente estiveram em Dracena, na noite de terça-feira, 26, na sede da Avapac (Associação de Voluntários de Apoio ao Paciente com Câncer de Dracena). Foi apresentado detalhes do Hospital e os preparativos para o 3º Leilão do Agronegócio, marcado para o dia 28 do mês que vem no recinto de exposições de Presidente Prudente.
A presidente da Avapac, Mariza Buccironi e o presidente do Sindicato Rural Patronal, Lupércio Chagas Neto falaram na abertura da reunião da importância da colaboração de todos da comunidade com as ações do HRC. Representaram a Fundação Hospital, Newton Durães Teixeira; Ricardo Anderson Ribeiro (dirigente da Facesp) e Izidoro Domingos Sana.
Os organizadores do Leilão estão abertos a receberem doações para o evento, como prendas ou animais. Interessados em colaborar podem fazer contato com a Avapac. Atualmente a entidade dracenense possui cadastrados 530 pacientes do SUS que fazem tratamento contra o câncer em outras cidades, informou a presidente Mariza Buccironi.
Do encontro participaram mais de 40 pessoas, entre autoridades municipais, do comércio, clubes de serviço, entidades e escolas.
HOSPITAL – Os dirigentes da Fundação informaram que o HRC será inaugurado em março e ao longo do ano serão feitos investimentos na contratação de funcionários, equipamentos e medicamentos quimioterápicos.
A construção tem 14 mil metros quadrados com investimento aproximado de R$ 70 milhões. Com novos recursos, o equipamento de radioterapia doado pelo Governo do Estado deverá ampliar de 20 para 60 os atendimentos diários.
O Hospital do Câncer de Presidente Prudente teve seu início idealizado por um grupo de voluntários. Este grupo foi formado por pessoas que enfrentaram essa terrível doença ou acompanharam a grande dificuldade daqueles diagnosticados com esse mal. Assim, iniciou-se um movimento em busca de soluções que abrandassem esse sofrimento.
Em 1997, fundou-se a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer cujo objetivo principal seria auxiliar aos portadores de câncer através da construção do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente.
Buscou-se apoio junto à sociedade prudentina e região e, principalmente, junto à Provedoria da Santa Casa para que cedesse o espaço necessário à construção do Hospital. As reivindicações foram atendidas e assim, foram dados os primeiros passos em prol da obra do Hospital Regional.
Previsto na sua concepção para funcionar em anexo à Santa Casa, o projeto foi ampliado para atender novas determinações dos órgãos da Saúde.
Na ampliação do projeto, o Hospital ganhou novas dimensões, contemplando-se a instalação de um Centro Cirúrgico, UTI, Unidade de Internação Semi-intensiva, Iodoterapia, Transplante de Medula, Laboratório de Emergência, Agência Transfusional, Centro de Quimioterapia, Endoscopia, Centro de Radiologia e Imagens, Auditório, Centro de Treinamento de Funcionários e Cozinha e Refeitório. Incrementos que não faziam parte do projeto inicial.
Os dirigentes convidaram os dracenenses e moradores da região para efetuarem doações para o Leilão do Agronegócio, bem como para compareceram ao evento a ser realizado no recinto de exposições de Prudente e também para conhecer às instalações do Hospital do Câncer.
SERVIÇO: Para colaborar com o Leilão basta entrar em contato com a Avapac, que fica localizada à avenida Alcides Chacon Couto, 684, em Dracena. Funciona das 13h às 17h. O telefone é (18) 3821-6686.