Durante o ano de 2015, fiscais da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) apreenderam 1.027 veículos – ônibus, microônibus e vans – que realizavam transporte intermunicipal clandestinos de passageiros em todo o Estado. Foi registrada média de 85 apreensões por mês. A coibição do transporte clandestino tem o objetivo, principalmente, de garantir que a população viaje com segurança nos deslocamentos intermunicipais.
Já na primeira quinzena de janeiro de 2016 foram identificados e autuados 40 veículos. Somam-se a isso mais oito apreensões realizadas essa semana no litoral – sendo cinco em Bertioga com o apoio da Polícia Militar Rodoviária e da Secretaria Municipal de Trânsito do município, além de outras três apreensões feitas em Jardinópolis, na região de Ribeirão Preto.
O serviço irregular oferece inúmeros riscos aos passageiros, uma vez que o veículo não é vistoriado, não há garantia de que o motorista seja habilitado para atuar no transporte coletivo e, em caso de acidente, não há seguro para os passageiros.