As chuvas dos últimos dias têm provocado danos nas estradas rurais do município, dificultando a passagem de veículos, mas a situação é pior para quem utiliza a estrada municipal que liga a Pousada Bom Samaritano, em Dracena à cidade de Junqueirópolis.
Tanto usuários quanto os moradores dos bairros próximos vêm sendo seriamente prejudicados com os lamaçais que se formam com as chuvas e impedem os veículos transitarem.
O principal motivo, apontado por moradores próximos, são os caminhões que transportam cargas com pesos além do permitido nas rodovias e desviam da balança do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), instalada na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), logo após a rotatória da Jojo, em Dracena.
Segundo o DER de Dracena, os caminhoneiros utilizam essa estrada como rota de fuga. Para desviarem da balança, eles cruzam o perímetro urbano de Dracena e saem na estrada municipal de acesso à Pousada Bom Samaritano.
Até a Pousada, o trecho é asfaltado, mas depois, é terra e o peso das carretas e caminhões carregados, faz com que os problemas começam a surgir.
Logo após a Pousada já há um lamaçal formado principalmente pelo tráfego de caminhões com excesso de pesos. Além disso, no barranco às margens, ocorre deslizamento de terra com as chuvas, aumentando mais a lama no local.
A quantidade de barro impede o tráfego dos carros leves e até camionetas. O motorista que se arrisca, na maioria das vezes, fica com o veículo atolado, causando transtornos para quem dirige nos dois sentidos. Quem precisa utilizar a estrada é obrigado a retornar.
Os moradores dos bairros vizinhos enfrentam mais dificuldades porque não têm como chegar a Dracena nos dias de chuvas.
O DER chegou a anunciar medidas para conter a fuga de rota dos caminhões, inclusive instalando no começo da estrada municipal, uma forma de portal, para impedir a passagem de caminhões com excesso de cargas, mas a medida não foi concretizada.
Quanto à fiscalização pela Polícia Militar, seria necessária a permanência praticamente 24 horas por dia de uma viatura para impedir o desvio de rota dos caminhões ilegais.
PREFEITURA – O prefeito José Antônio Pedretti informou que a Prefeitura em parceria com a Empresa de Desenvolvimento de Água, Esgoto e Pavimentação (Emdaep) está fazendo o socorro emergencial nas estradas rurais.
“Inclusive nesses locais, após a Pousada, onde os caminhões com carga excessiva continuam passando de forma irregular”, explica.
O prefeito enfatiza que tanto ele, como o prefeito de Junqueirópolis, Hélio Furini, estão reivindicando ao Governo do Estado, a pavimentação asfáltica da estrada municipal para facilitar o tráfego de moradores dos bairros rurais e trabalhadores das duas cidades.
Sobre os danos nas demais estradas rurais em razão das chuvas, o prefeito afirma que foram muito afetadas, mas os serviços de socorro estão sendo feitos e não há famílias isoladas.
“Quanto às pontes, os estragos são menores, a maioria foi recuperada ou foram feitas novas, por isso os danos foram menores”, afirma.
Pedretti informa que os serviços de regularização das estradas só podem ser feitos com o tempo seco, caso contrário o serviço realizado é perdido quando volta a chover logo em seguida.