No final de uma das competições estive conversando com um dos estagiários e estudante de Educação Física Glaucio (K Ynha) a respeito de competições e treinamentos voltados para a descoberta de talentos e conquistas na iniciação esportiva. 

Acredito desde já que não podemos alienar as crianças ao esporte a busca de talentos e resultados imediatos.
Trabalhar com esporte na iniciação é criar um ambiente onde a criança possa construir conhecimento, ideias e valores. Preocupar apenas em descobrir craques, artilheiros, campeões, destaque, vitoriosos a qualquer custo é muito pouco para um esporte de iniciação.
Quando treino uma criança não penso apenas na sua formação técnica e sim no seu desenvolvimento total.
Podemos desenvolver na iniciação muito mais que apenas uma aula de esporte. Por meio dos treinos e competições podemos enfatizar valores como participação, cooperação, solidariedade, respeito, criatividade, autonomia, emancipação, criticidade, responsabilidade, comprometimento, perseverança. (Santana, pag. 12)
Se tenho como objetivo o seu desenvolvimento total, não a motivos para treinamentos especializados e seleção de melhores. Tentamos trazer o jogo de rua para dentro das quadras e campos. Sem discriminação, e de modo prazeroso vamos ensinando muito bem o esporte e algo a mais.
Se a passagem da criança pelo esporte for marcada pela discriminação, excessiva competitividade, sobrecargas emocionais e físicas, como querer que a mesma no futuro incorpore o esporte como lazer ou profissionalizante. (Santana, Pag. 15)
Assim entendo que se o objetivo de professores e pais na iniciação esportiva for à busca de talentos e conquistas imediatas a qualquer custo, fazendo crianças a terríveis pressões, certamente poucas se tornaram atletas, mas muitas perderam a infância.

*professor.