A Vigilância Epidemiológica através da Prefeitura de Dracena realizará nesta sexta e sábado, 30, a ‘Operação Todos Juntos contra o mosquito Aedes Aegypti’, que consiste em um arrastão de limpeza nos bairros – jardim Santa Clara e vila Barros.
A ação é uma recomendação do Governo do Estado, como forma preventiva de combater o vetor que além de transmitir a dengue, transmite também a febre amarela, chikungunya e o zika vírus. Outros municípios do Estado também desenvolvem a atividade.
De acordo com a subchefe de Informação, Educação e Comunicação da VE, Aline Andrade, esses dois bairros foram escolhidos pela Vigilância por já ter sido encontrados vários criadores do mosquito da dengue e também materiais que favoreçam sua procriação. Os demais bairros da cidade foram trabalhados com mutirões no ano passado.
Aline pontua ainda que essa operação ocorrerá no mês de fevereiro e em março, e que em fevereiro haverá o primeiro mutirão de limpeza deste ano, no qual percorrerá todos os bairros da cidade.
Nesta sexta e sábado, os moradores do Santa Clara e da vila Barros receberão a visita dos agentes de controle de vetores, agentes comunitários, agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e voluntários do Rotary e Rotaract. Os mesmos farão orientações sobre os riscos das doenças, medidas preventivas. Também será pedido para que coloquem na calçada todo e qualquer material que já não tem mais utilidade e possa acumular água e se tornar criadouro do mosquito. Recipientes que acumulam água, como bebedouros de animais, devem ser vistoriados diariamente pelo morador. No sábado, a Secretaria de Agricultura fará o recolhimento do material com um caminhão.
DENGUE – Desde o início do ano, a Vigilância já registrou nove casos positivos da doença. Todos os pacientes que adquiriram passam bem.
Outras pessoas ainda aguardam pelo resultado do exame. Por isso, os cuidados devem ser redobrados e evitar água parada, principalmente no período de chuvas e calor intenso.
VOCÊ SABIA – O mosquito se reproduz mais rápido no calor do verão. É difícil perceber a picada do mosquito na hora, pois ela não dói e nem coça. Os ovos sobrevivem por vários meses em local seco antes de entrar em contato com a água e virar larvas.