O recolhimento do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) de Dracena em 2016 trará uma novidade para o contribuinte. O pagamento à vista do tributo terá desconto de 10%, percentual acima do oferecido no ano passado, que foi de 5%.
Já o reajuste no valor do imposto, será de 10,67%, que é o índice oficial da inflação do País em 2015, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A informação é da diretora de Arrecadação, Matilde Lopes de Oliveira Santos.
Ela informa que a data do pagamento à vista do IPTU com os 10% de desconto será no dia 15 de março. Mesmo dia do vencimento da primeira parcela (sem desconto) para o contribuinte que for dividir o pagamento em dez vezes.
O objetivo do desconto maior no pagamento à vista, conforme a diretora é estimular a população a pagar o imposto com o benefício. A projeção da Prefeitura, conforme consta no orçamento municipal deste ano, é arrecadar com o IPTU, R$ 8,1 milhões, mas de acordo com a Secretaria da Fazenda, trata-se de uma estimativa, uma vez que existem as inadimplências nos recolhimentos dos impostos e o total da arrecadação deve ser menor.
A diretora de Arrecadação informa que o valor da inadimplência do IPTU no ano passado está sendo calculado pela Prefeitura e será conhecido nos próximos dias
O setor de Arrecadação vai entregar os carnês aos Correios no dia 20 de fevereiro, para serem entregues aos contribuintes até o final do mês. Neste ano, de acordo com Matilde, serão distribuídos mais de 19 mil carnês.
ISS – Já a primeira parcela do recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS), vence no dia 30 de abril, com um total de nove parcelas. A previsão de arrecadação do ISS neste ano é de R$ 6,05 milhões, também sem contar inadimplências.