Durante operação na avenida Marechal Castelo Branco “Via de Acesso”, nas proximidades do trevo principal, às 17h39 de quarta-feira, 30, a Polícia Militar de Adamantina realizou a abordagem de um passageiro em um ônibus de transporte coletivo intermunicipal e a partir dele conseguiu esclarecer dois furtos a residências realizados sequencialmente na véspera de Natal, na cidade, bem como identificar todos os envolvidos, entre autores e receptores, e recuperar os objetos.
Segundo informado pela Polícia Militar, o ônibus foi abordado dentro de uma ação de rotina, e em entre os passageiros estava L.C.G. (22), já conhecido nos meios policiais. Ele portava um notebook e diante de furtos recentes desses equipamentos na cidade, e seu histórico de envolvimento com delitos, foi perguntado sobre a origem do mesmo, quando confessou se tratar de objeto de furto. De acordo com o que relatou à PM, L.C.G. praticou os furtos juntamente com G.H.L. (20).
Os furtos aconteceram na véspera de Natal, em duas residências, na Alameda Padre Anchieta e Rua Arno Kieffer, em Adamantina, quando foram levados notebooks, jóias e relógios.
Depois do furto os objetos tomaram destinos diversos: alguns foram guardados, ocultados e outros vendidos, e todos esses envolvidos podem agora responder por interceptação.
O esclarecimento
Depois de ser abordado no ônibus, os policiais militares foram até a casa de L.C.G., onde sua mãe permitiu a entrada no interior do imóvel, sendo localizado no quarto do acusado um tablete e um litro de uísque. Ele também relatou o envolvimento de outras pessoas, entre os quais a sua namorada, uma adolescente de 17 anos, com quem teria deixado parte dos itens furtados.
Assim, os policiais foram até a casa da namorada de L.C.G., onde a mãe da mesma também permitiu o acesso da Polícia Militar, sendo localizados e recuperados um aparelho celular, uma gargantilha, um anel, dois pares de brincos e uma pulseira.
L.C.G. informou também que outros dois amigos estariam com parte dos itens furtados, entre os quais um adolescente de 17 anos. Os policiais foram o seu encontro e de lá levados até a residência de F.A.M. (21), que alegou ter comprado um notebook vendido pelo adolescente, tendo pago R$ 200. Ainda em diligência a equipe encontrou um terceiro notebook, desta vez na casa do segundo amigo (não localizado).
Por fim, a ação dos policiais militares permitiu identificar mais uma participante, uma adolescente de 17 anos, moradora em Osvaldo Cruz, e namorada de G.H.L., co-autor dos furtos. Na casa da adolescente, e com apoio da Polícia Militar de Osvaldo Cruz, foram localizados os objetos restantes. Ela relatou que teria guardado esses materiais a pedido do namorado, sendo recuperados, portanto, quatro relógios, duas pulseiras, um colar, uma gargantilha, um anel três pares de brincos, um pingente e uma caixa de jóias.
Os envolvidos e os objetos recuperados foram apresentados à Polícia Civil, para a apuração das responsabilidades de todos os partícipes, que irão responder em liberdade, em razão da não situação de flagrante.
Entre os envolvidos, dois são maiores de idade e autores dos furtos, além de quatro receptadores, dos quais três são adolescentes. Um desses adolescentes foi solto há dois dias da Cadeia de Adamantina depois de ser apreendido sob a acusação de tráfico de drogas, e não haver vaga disponível na Fundação Casa para abrigá-lo.