Novos cursos de luteria, ampliação de empréstimos de instrumentos aos alunos, eventos com grandes nomes da música popular brasileira e internacionais, novas oficinas para adolescentes da Fundação Casa. Estas foram algumas das novidades implementadas pelo Projeto Guri em 2015, quando completou 20 anos de existência. Maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, o Guri oferece, com excelência, cerca de 30 cursos de educação musical para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 18 anos incompletos.
Neste ano, foram atendidos mais de 35 mil alunos. A Amigos do Guri, organização social de cultura que faz a gestão destes polos, promoveu diversas ações ao longo do ano, como os shows de comemoração aos 40 anos de carreira de Leci Brandão, com participação dos alunos do Guri, e uma apresentação mexicana, ao lado do grupo Mariachi Juvenil Tecalitlán, por meio de uma parceria com o programa O Mariachi, Nossa Música no Brasil.
Um intercâmbio musical inédito está levando para a Noruega e Malawi, em janeiro de 2016, quatro jovens músicos do Guri para experiências diferentes. Trata-se do MOVE – Musicians and Organizers Volunteer, criado pela JM Norway, membro da JMI – Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países), em parceria com a instituição musical Music Crossroads do Malawi e de Moçambique. Pelo mesmo programa, chegaram ao país, no segundo semestre de 2015, dois jovens noruegueses que estão convivendo com alunos e educadores do Guri de São Carlos e, em 2016, desembarcam na mesma cidade dois músicos moçambicanos.
Também em 2015, por meio do programa “Toca Mais, Guri” – lançado pelo Governo do Estado de São Paulo – o Projeto Guri adquiriu 3.980 instrumentos novos, além de ampliar seu programa de empréstimos de instrumentos, beneficiando 4 mil alunos. Antes, somente os guris dos Grupos de Referência (que concentram alunos em estágio mais avançado de aprendizado, escolhidos por processo seletivo) tinham acesso aos empréstimos. Por meio desta ampliação, outras turmas também puderam ter instrumentos para estudar fora da sala de aula.
Outra novidade foi a criação de dois novos cursos: o de luteria, em Taquarivaí e Ouro Verde, que possibilita ao aluno adquirir mais conhecimentos sobre o processo de construção e manutenção de instrumentos de cordas; e uma oficina de musicalização para mães e bebês na Fundação Casa Chiquinha Gonzaga, na capital paulista, onde as adolescentes que cumprem medidas socioeducativas têm a oportunidade de fortalecer o vínculo entre mãe e filho, por meio de atividades musicais. Hoje, juntas, estas novas modalidades de ensino musical contam com cerca de 40 alunos.
Foram abertos ainda três polos de ensino nas Fundações Casa, totalizando 364 polos de ensino geridos pela Amigos do Guri. Para 2016, ano em que o Projeto Guri comemora 21 anos, uma campanha especial foi preparada e contará com novas ações, shows com renomados artistas brasileiros e o envolvimento de alunos e educadores.
NÚMEROS PROJETO GURI EM 2015 – 20 anos de existência; 35 mil alunos atendidos; 364 polos de ensino; 56 polos em Fundação Casa; 3 novos polos abertos nas Fundações Casa: Polo Casa Cerqueira César 3, Polo Casa Madre Tereza de Calcutá 1 e Polo Casa Madre Tereza de Calcutá 2; Presente em 311 municípios de São Paulo.
São 30 cursos de música: iniciação musical, luteria, Tecnologia em Música, canto coral, flauta transversal, clarinete, sax alto, sax tenor, oboé, tuba, trompa, trombone, eufônio, trompete, violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, rabeca, violão, cavaco, viola caipira, guitarra, baixo elétrico, bandolim, piano, teclado, acordeom, bateria, percussão e oficina de musicalização para mães e bebês; 3 novos cursos: 2 Luteria;1 Oficina de Musicalização; 12 Grupos de Referência – Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Ourinhos, Presidente Prudente, São Carlos, São José do Rio Preto, Santos e Sorocaba -, com 305 alunos e as seguintes formações musicais: coro, coro e percussão, percussão, cameratas (cordas dedilhadas, cordas friccionadas e violões), orquestras, bandas de música e big band, e 3.980 instrumentos novos para empréstimos e uso em sala de aula