A Seleção Brasileira de Beach Soccer disputará o Sul-Americano da categoria, que será realizado em Vitória (ES), nos dias 15 e 17 de janeiro.
A equipe está em treinamento desde o último dia 5 na praia de Camburi, na capital capixaba. O Brasil enfrentará a Argentina, o Uruguai e o Paraguai (a tabela será divulgada em breve) onde a rivalidade sul-americana é grande como em qualquer esporte, mas, em cada modalidade o adversário a ser batido é diferente. No futebol de campo, o grande clássico é Brasil x Argentina, por exemplo. Já no beach soccer, o Paraguai é o principal rival da Seleção Brasileira.
A função de Gilberto Costa na Seleção Brasileira é recente, mas o ambiente não. O atual técnico, que assumiu o cargo em dezembro de 2015, foi preparador físico da equipe de 2001 a 2007. Depois do trabalho na equipe nacional, Gilberto foi para os Emirados Árabes para se especializar ainda mais na profissão.
O Brasil não é mais o favorito no cenário mundial do beach soccer. A modalidade cresceu e se desenvolveu mundialmente. Há seleções fortes na Ásia e Europa. Por outro lado, o nosso país tem atletas e integrantes da comissão técnica especializados no desporto e não mais ex-jogadores de campo que se aventuram na areia.