A equipe do Controle de Zoonose de Flora Rica já iniciou as atividades de 2016, priorizando o controle à leishmaniose, por meio do inquérito sorológico canino.
A coleta de sangue para detectar a leishmaniose foi iniciada na área rural, logo após, a equipe passará a realizar o exame na área urbana. Diante disto, a equipe já solicita a colaboração da população para autorizar a coleta, visto que detectar a doença e seguir com os procedimentos necessários, como a eutanásia do animal, ainda é o único método preventivo para impedir a possível contaminação humana.
Segundo dados da equipe, em 2015 foi coletado material sorológico de 325 cães, entre eles, 46 foram positivos à leishmaniose, destes, 44 eutanasiados e dois ainda aguardam confirmação do resultado.
A equipe ainda reforça a importância da colaboração da população para amenizar os índices de cães contaminados no município, através do trabalho de prevenção com a limpeza dos quintais, já que o mosquito palha, transmissor da doença, necessita do acúmulo de material orgânico como folhas secas, troncos, frutos caídos, fezes de animais, entre outros entulhos para sua propagação.