O Ambulatório de Saúde Mental de Adamantina deverá ser fechado em cumprimento a uma Portaria do Ministério da Saúde que prevê a substituição do serviço pelo Caps (Centro de Atenção Psicossocial), já existente no município.
A Portaria (nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011) embora seja de quatro anos atrás, está em andamento e não tem prazo definido para o encerramento das atividades. “Estamos fazendo aos poucos, garantindo o encaminhamento e manutenção do tratamento sem prejuízo ao usuário”, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Adamantina.
De acordo com a Portaria que Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) – o Ambulatório de Saúde deixará de existir.
“O fechamento do ambulatório de saúde mental é real, ele não é mais uma política pública. Eles foram extintos e substituídos pelos Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e saúde mental na atenção básica”, informou.
Conforme a Secretaria de Saúde, os pacientes serão encaminhados para o Caps que atenderá os casos de alta e média complexidade e outros casos serão encaminhados para as ESF (Estratégia de Saúde da Família). Ainda segundo a assessoria de imprensa, as equipes estão preparadas para receber estes pacientes.
“Reunimos com as equipes de ESF, Caps e Ambulatório para viabilizar esse processo de retorno/encaminhamento dos pacientes do Ambulatório para as ESF ou Caps. Os profissionais do Caps e Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), o qual está em fase de implantação, prestaram apoio matricial às ESF”, informou o setor.