Os atletas dracenenses João Henrique Souza e Maria Eduardo Prado de Aquino conquistaram recentemente a graduação de faixa azul. Eles são destaque do esporte na cidade há anos com um grande cartel de vitórias em competições confederadas. Ambos são medalhistas mundiais, internacionais, pan-americano dentre outros títulos.
O professor Marcos Hashimoto explica que na equipe a graduação e troca de faixa é conquistada por mérito do atleta e não é realizado nenhum tipo de exame de graduação como em algumas academias. “Os atletas não pagam pela faixa, eles a conquistam”, ressalta.
Os atletas são avaliados diariamente nos treinos. Disciplina, respeito, nível técnico, participação em competições, vitórias e comprometimento com o esporte são alguns dos requisitos avaliados pelo professor. Os atletas receberam a faixa azul das mãos do mestre Hemerson Navarro de Presidente Prudente, 4º grau na faixa preta e penta campeão mundial de Jiu-Jitsu.
A equipe essa semana viaja para a cidade de Ubatuba, litoral norte de São Paulo onde participarão do Festival de Verão e Pan Americano Natural Submission de Jiu-Jitsu Esportivo, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) que será realizado hoje e amanhã, 28. Neste sábado será realizado o Pan-Americano Natural Submission (lutas sem kimono) e amanhã será a disputa da Seletiva Paulista FESP valendo vaga para final estadual.
Além de Duda Aquino, Leonardo Higuchi e João Henrique Souza também participarão o atleta Leonardo Ferreira e o atleta e professor da equipe Marcos Hashimoto.