A missa de quarta-feira de cinzas reuniu cerca de mil fiéis na igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, em Dracena, dando início ao tempo da quaresma, período de 40 dias em que muitos católicos fazem penitência. Como ocorre todos os anos, foi lançada a Campanha da Fraternidade que este ano traz o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”.
A missa foi presidida pelo frei Cláudio Moraes Missias que marcou a testa dos participantes com cinzas, num sinal de penitência e conversão.
CAMPANHA – Em todo o País, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nessa quarta-feira, 10, a Campanha da Fraternidade Ecumênica que, este ano terá dimensão internacional, pois será realizada em parceria com a Misereor, entidade vinculada à Igreja Católica da Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento da Ásia, África e América Latina.
O foco da campanha deste ano é o saneamento básico e a saúde e traz como tema “Casa comum, nossa responsabilidade”. O assunto está dentro da carta encíclica – uma espécie de documento papal – escrito pelo papa Francisco e que tinha como título “Louvado Seja” (Laudato Si).
Já o lema da campanha é: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amós 5,24). “Isso dará ensejo para tratarmos sobre o saneamento básico para promovermos melhor ao desenvolvimento para todo ser humano, sua saúde integral e qualidade de vida”, anunciou a Confederação dos Bispos do Brasil.
A quaresma é um período de 40 dias de preparação para Páscoa que segue até o domingo de Ramos. Durante este tempo, a igreja católica convida os fiéis a intensificarem as orações, as penitências, o jejum, a conversão, além da meditação da palavra de Deus e a prática da caridade.