Sete centros socioeducativos localizados nas cidades de Fernandópolis, Presidente Bernardes, São José do Rio Preto, Irapuru, Tanabi e Araçatuba venceram as disputas em duplas da Gincana “Centro contra Centro”, promovida pela Fundação Casa durante o mês de janeiro. A atividade ocorreu no período das férias escolares dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
A Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação Casa, divulgou os 34 centros socioeducativos vencedores, dentre eles estão os Casas de Semiliberdade de Fernandópolis; Presidente Bernardes; Tanabi; Irapuru I e II, em Irapuru; Araçatuba; e São José do Rio Preto.
Todos pertencem à Divisão Regional Oeste (DRO), a administração local da Fundação, dentre as 11 existentes no Estado de São Paulo.
Ao todo, participaram adolescentes e profissionais de 73 centros do Estado de São Paulo, que contaram também com o apoio dos familiares na execução de algumas provas.
A dupla de centros desafiantes entre si formou-se a partir do sorteio realizado pela equipe da Gefesp. Ele colocou em paridade de condições os participantes, levando em conta o tipo de medida socioeducativa (semiliberdade, internação provisória e internação) e a estrutura arquitetônica para a realização das provas (prédios verticalizados no modelo T40 e horizontalizados). Ao todo, foram 35 duplas e um trio.
Composta por 12 tarefas lúdicas e esportivas, a gincana ocorreu no formato de disputa entre duplas de centros, numa espécie de quadros de games shows de cidade contra cidade. Cada equipe executou as tarefas entre os dias 4 e 15 de janeiro.
Participaram do evento Casas das cidades de São Paulo, Santo André, Mauá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Osasco, Atibaia e Bragança Paulista, na Região Metropolitana de São Paulo; Campinas, Mogi Mirim, Limeira, Sorocaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araraquara, Batatais, Franca, Taquaritinga, Sertãozinho, São Carlos, São José dos Campos, Taubaté, Lorena, São José do Rio Preto, Mirassol, Tanabi, Fernandópolis, Araçatuba, Irapuru, Cerqueira César e Iaras, no interior; São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Peruíbe, Itanhaém e Caraguatatuba, no litoral.
Mais do que competição, a atividade estimulou a vivência lúdica e valores como colaboração, respeito, atenção, confraternização e solidariedade.