Todas as pessoas normais buscam o melhor para as suas vidas. Quem não sonha em ter uma boa profissão, um casamento e lar feliz, uma vida boa e próspera? Desde o dia em que nascemos até o dia em que partimos, procuramos coisas boas, nos empenhamos para nos sentirmos completos e realizados. Não há nada de errado em tudo isso. O problema é quando buscamos coisas boas em fontes ruins. É uma contradição tentar retirar água boa de um poço contaminado. Existe também o risco de tentarmos chegar aos nossos objetivos por meio de atalhos desonestos. Podemos até conseguir êxito em algumas áreas, mas, lá no fundo, quando a cabeça está no travesseiro, a conclusão é que não somos pessoas plenamente felizes.
As Sagradas Escrituras apontam para nós o “mapa da mina”, uma vez que elas respondem todos os nossos questionamentos, apontam caminhos seguros, corrigem nosso rumo. O Salmo 127 é um exemplo clássico. Ele começa dizendo que o nosso lar, por mais que tentemos construí-lo por nossa própria força, só será verdadeiramente bem estruturado se permitirmos que o Senhor tome a frente. Na área familiar, só somos plenamente felizes quando permitimos que Deus esteja no centro do lar, dando-lhe espaço para ser o soberano Senhor. É a única maneira de cultivarmos relacionamentos saudáveis, de sonharmos grandes coisas, de voarmos alto, de vivermos em harmonia, alegria e paz. Também diz o Salmo que nossa segurança não depende de pessoas, de trancas, de alarmes ou câmeras, ou qualquer outro recurso humano (ainda que devamos usá-los), mas sim na proteção de Deus.
Quanto ao nosso sustento, o salmista diz que “aos seus amados Ele o dá enquanto dormem”. É lógico que o autor não está aqui fazendo apologia à indolência. Salomão não diz para o homem cruzar os braços e viver esperando o alimento cair do céu todos os dias. Ele quer dizer que confiar somente em nossa força e recursos é insultar a Deus. E viver para o trabalho “é vaidade e correr atrás do vento”. Salomão também instrui a respeito da providência do Senhor, que dá sustento ao seu povo enquanto este recupera suas energias através do sono. O intuito do salmista aqui é ensinar que enquanto o homem descansa, Deus trabalha. Portanto, aprendemos através da Bíblia que todo o bem procede somente de Deus. Apenas confie e entregue tua vida a ele! Soli Deo gloria!
*Pastor e missionário presbiteriano.