Em comemoração ao ‘Dia do Patrono’ foi realizada cerimônia na semana que passou no Fórum de Dracena, com descerramento da placa e quadro de foto do desembargador Dagoberto Salles Cunha Camargo. Marcaram presença – dr. Marcus Frazão Frota, juiz de direito da 2ª Vara de Dracena e Diretor do Fórum, que fez o uso da palavra; dra. Ronize Seefelder Flávio de Cursi, diretora de SGQ – Sistema de Gestão de Qualidade da OAB Dracena, no ato representando o residente da 49ª Subsecção da OAB Dracena, dr. Helder Antonio Souza de Cursi; dra. Margarete Cassia Lopes, conselheira estadual da OAB São Paulo; dr. Juliano Stevanato Pereira, secretário-geral da OAB Dracena e funcionários do Fórum local.
O “Dia do Patrono” foi criado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo com a finalidade de resgatar a importância da história e o papel pedagógico proveniente da recordação da trajetória daqueles que fizeram parte da construção do Poder Judiciário Paulista.
Dracena tem como seu patrono o desembargador Dagoberto Salles Cunha Camargo que nasceu na cidade de São Paulo em 26 de janeiro 1928. Estudou Direito na Universidade de São Paulo, turma de 1950, e ingressou na Magistratura em 1954.
Dracena foi a primeira Comarca onde atuou como Juiz (01-10-1954 a 07-01-1955); nos anos seguintes foi juiz nas comarcas de Pitangueiras, Porto Feliz, Piracaia, Tupã e São Paulo. Foi alçado ao cargo de desembargador em 1979, chegando a ser eleito 2º vice-presidente para o biênio 1992/1993. Aposentou-se em 1995 e faleceu em 2008.
Na data de 15/09/2015 foi homenageado em solenidade da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante, onde teve como oradora em nome do Tribunal a Desembargadora Constança Gonzaga Junqueira de Mesquita. A magistrada iniciou o discurso recordando Dagoberto, que era seu cunhado. Falou sobre a infância, sua aptidão para os estudos, sua personalidade e a ilustre carreira no TJSP. “Deu o máximo de si para prestar o melhor serviço à sociedade e podemos dizer, sem a menor sombra de dúvida, que seus julgados constituem um grande legado para a Justiça criminal de nosso País.”
O setor de administração do Fórum informou que Dracena se sente honrada em ter homem tão dedicado e ético como Patrono do Tribunal desta Comarca.