O município de Dracena possui 18 partidos políticos registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o prazo para quem pretende concorrer aos cargos eletivos deste ano para prefeito, vice e vereador se filiar a um partido encerra no dia 2 de abril, seis meses antes da data da eleição.
Conforme o chefe do Cartório Eleitoral de Dracena, Moacir Auresco, o interessado em se candidatar deve procurar diretamente a comissão provisória do partido no município para fazer sua filiação e não o Cartório, onde são feitas somente desfiliações.
Auresco informa também que os pedidos de desfiliações neste ano são poucos, apenas três estão registradas até os últimos dias e o motivo provável é que a maioria interessada em se candidatar por outra legenda já havia se desligado do seu partido anterior até 2 de outubro do ano passado.
“O prazo obrigatório de filiação partidária para os pretensos candidatos era um ano antes do pleito, mas houve a mudança de data pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que foi reduzido para seis meses e pela legislação atual encerra-se em 2 de abril”, esclarece Auresco.
PARTIDOS – Estão registrados na Justiça Eleitoral em Dracena, os seguintes partidos: PP (Partido Progressista- presidente: Victor Silva Almeida Palhares); DEM (Partido Democrata-presidente: Bonfilho Antonio); PMN (Partido da Mobilização Nacional- presidente: Kielse Chiari Muniz); PSD (Partido Social Democrático- presidente: Rodrigo Castilho Soares); PSB (Partido Socialista Brasileiro: presidente Ailton Oscar Lorensetti).
Também o PPS (Partido Popular Socialista- presidente: Milton Polon); PR (Partido da República- presidente: Francisco Eduardo Aniceto Rossi); PROS (Partido Republicano da Ordem Social- presidente: Luiz Rodrigues Coelho); PEN (Partido Ecológico Nacional- presidente: Oldaqui Lopes Neves); SD (Solidariedade- presidente: André Batista Ramos Rossi).
Estão registrados ainda o PDT (Partido Democrático Trabalhista- presidente: Edivaldo Caetano de Souza); PRB (Partido Republicano Brasileiro-presidente: José Garcia Martins); PTC (Partido Trabalhista Cristão-presidente: Marco Cézar de Souza); PHS (Partido Humanista da Solidariedade- presidente: Marco César de Souza); PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro-presidente: Osvaldo Garcia Martins).
Conclui a lista dos partidos locais o PT (Partido dos Trabalhadores-presidente: Célia Regina Brandani); PTB (Partido Trabalhista Brasileiro-presidente: Moisés Antonio de Lima) e PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira-presidente: Aparecido Celestino dos Santos).
PARTIDO VERDE – No Cartório Eleitoral não consta o registro do Partido Verde (PV). Segundo o presidente da comissão provisória do partido, Sérgio Roberto de Souza, o motivo é que venceu o prazo de vigência da atual comissão e será necessário formalizar outra para que a regularização do partido seja feita no prazo hábil.
PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO- O PSD local passa por reestruturação e o novo presidente da Comissão Provisória, é Sílvio Grando. Ele explica que a homologação da nova Comissão Provisória será publicada no Diário Oficial para em seguida, ser feita a mudança da presidência do partido junto à Justiça Eleitoral.