‘
A Câmara de Vereadores de Adamantina votou pela cassação de Ivo Santos, em sessão extraordinária de julgamento realizada na noite de ontem, 22, e que se estendeu pela madrugada de hoje.
A decisão unânime foi baseada nas investigações realizadas pela Comissão de Investigação e Processante (CIP).
Após oito horas de sessão, os nove vereadores votaram, às 3h38 de hoje, 23, favoráveis a cassação do mandato de prefeito de Ivo Santos. Ele foi acusado de negligência e omissão no caso do depósito de cheque no valor de R$ 276 mil em conta particular do ex-secretário de Finanças, Neivaldo Marcos Dias de Moraes, que vem sendo investigado pelo Ministério Público.
Ivo chegou ao plenário com 40 minutos de atraso, após informar que estava com problemas de saúde no início da noite e que não compareceria a sessão.
Dois requerimentos orais foram apresentados durante a sessão pelo vereador Hélio José dos Santos. O primeiro propunha a leitura somente das partes principais do processo e o segundo a substituição do voto secreto, pelo voto nominal aberto.
Na tarde de ontem, em acordo entre as duas partes, ficou decidido que o processo não precisaria ser lido na íntegra já que possui quase 1.400 páginas e poderia levar dois dias para ser concluído. Entretanto, no início da sessão, o advogado de Ivo, Salvador Mustafa exigiu a leitura completa do documento. Após a apresentação do primeiro requerimento, os vereadores votaram favoráveis à proposta e o relator Luiz Carlos Galvão prosseguiu com a leitura somente das partes principais do processo, que consistiam na defesa de Ivo Santos, nos depoimentos das testemunhas de ambas as partes e no relatório final da CIP.
Após isto, os vereadores tiveram 15 minutos cada, para se manifestar e em seguida, Ivo Santos e seu advogado tiveram duas horas para apresentar a defesa.
O plenário estava lotado e o público acompanhou até o final.
Houve muita discussão e tumulto. A Polícia Militar se fez presente durante toda sessão. Ivo Santos informou que irá decorrer da decisão. Os trabalhos foram encerrados às 3h38. A equipe do Portal e Jornal Regional acompanhou tudo de perto.
‘