O período da Quaresma, quando muitos católicos costumam fazer penitências, como não consumir carne vermelha em determinados dias, faz alavancar as vendas dos supermercados e peixarias tradicionalmente.
A mudança de hábito é notada nesses comércios em Dracena. Além da grande variedade de peixes ofertados, ainda dá para se optar pelo frango, que também é carne considerada branca. O consumo de peixes principalmente faz aumentar a procura por outros tipos de produtos como, o azeite, variados temperos e de vinhos.
Edilson de Camargo, integrante de uma rede de supermercados da cidade, informa que antes mesmo do início da Quaresma, os supermercados do grupo apresentaram maior procura por peixes. Tradicionalmente ele conta que a rede promove o feirão do peixe, incentivando o consumo da carne considerada excelente para a saúde.
Entre os peixes mais procurados, Camargo ressalta que podem ser citados o filé de Polaka do Alasca; a merluza e a sardinha inteira. Nas lojas há cerca de 20 tipos de peixes e o tradicional bacalhau para a época. O bacalhau tipo do Porto, segundo ele, teve variação do valor para mais em 5% em relação ao ano passado. “Produtos que estão no estoque ainda mantiveram o preço antigo, os comprados agora acompanham as novas negociações”.
Na peixaria localizada no mercado municipal, o proprietário Rogério Soares comentou que de maneira geral o preço dos peixes aumentou em torno de 15% com relação a 2015, devido à inflação. A peixaria trabalha com 60 tipos de pescados, entre espécies de água doce, salgada, além de frutos do mar.
Os peixes mais procurados nesta época de acordo com Soares são a sardinha, curimba, merluza e tilápia. “Nossos produtos são de excelente qualidade, vindos de várias localidades do Brasil e recebidos pelo o entreposto que mantemos aqui na cidade, no jardim Vera Cruz”.
Soares frisou que no preço do bacalhau percebeu um reajuste de 15 a 20%, devido à alta do dólar.
O movimento na peixaria já está um pouco maior, mas é na semana santa que o comerciante aguarda a grande procura pelos peixes e principalmente o bacalhau.