Nascidos no dia 29 de fevereiro têm muito que celebrar este ano. Esses aniversariantes só podem comemorar o aniversário no dia certo de quatro em quatro anos.
É o caso do funcionário público estadual, André Batista Ramos Rossi, morador de Dracena. Ele celebra 40 anos amanhã, no entanto, só pôde comemorar a data no dia certo apenas dez vezes. Nos outros anos ele costuma festejar no dia 1° de março.
André já está até acostumado com as brincadeiras dos amigos, que em muitas vezes acaba virando em apostas. “Alguns duvidam que eu realmente faço aniversário no dia 29, e acabam apostando algo. É a maior alegria quando mostro meu RG e provo que estou certo”, disse aos risos.
Como este ano é bissexto, André ressalta que pretende reunir a família e comemorar com estilo o aniversário nesta segunda-feira, já que todo dia 29 de fevereiro é especial e merece uma comemoração maior.
ANO BISSEXTO – O próximo ano bissexto, que em vez de 365 dias tem 366, acontecerá no ano de 2020. O acréscimo de um dia ao calendário a cada quatro anos é feito para compensar a defasagem dos anos anteriores, levando em conta o período de translação da terra: aproximadamente 365 dias e 6 horas, ou precisamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46,08 segundos.
Anualmente há uma diferença aproximada de seis horas, que a cada quatro anos totalizam 24 horas, correspondendo, portanto, a um dia que é somado ao calendário. Assim, nos anos bissextos, o mês de fevereiro tem 29 dias, ajustando o calendário civil ao calendário astronômico.
O ano bissexto foi introduzido pelo imperador romano Júlio César, com uma reforma no calendário encomendada a um astrônomo chamado Solsígenes, da Escola de Alexandria (Egito), que adotou o ano de 365 dias e seis horas.