A educação pública do Estado de São Paulo é uma estrutura gigantesca. Envolve cerca de quatro milhões de alunos, duzentos mil professores e quase cem mil servidores que fazem movimentar as cinco mil escolas oficiais. 

Desde 2007, pratica-se a aferição anual da qualidade do sistema como um todo e das escolas em particular. É o Idesp, Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo, que se avalia pelo Saresp – Sistema de Avaliação de Resultados do Ensino em SP, quanto ao desempenho escolar dos alunos nos finais dos ciclos. Ele também permite chegar à análise do fluxo escolar, com taxas de aprovação, reprovação e evasão.
A boa notícia é a de que as avaliações apontam uma trilha de contínuo aperfeiçoamento da rede. Desde 2010, verifica-se um incremento nas médias de proficiência tanto em Língua Portuguesa como em Matemática. Este último índice não foi exitoso apenas em relação ao Português do 3º ano da Educação Fundamental, porque em 2014 chegamos à média 192,5 e, em 2015, a 184,4. Todavia, todas as demais classes mostraram progresso. O 5º ano do Ensino Fundamental, com a média 203,7 em 2014, chegou a 212,7 em 2015. O 7º ano do Ensino Fundamental passou de 211,6 para 221,4, e o 9º Fundamental de 231,4 para 237,9. O 3º ano do Ensino Médio registrou alta de 265,6 para 268.
São dados promissores. Resulta de planejamento levado a sério e de trabalho intenso de toda a rede. Ela merece o reconhecimento de todos. Precisamos investir mais e nisso devemos todos nos empenhar: alunos, professores, coordenadores, supervisores, diretores, dirigentes, pessoal de apoio, mas também a família e a sociedade. Se quisermos alcançar os níveis do chamado “Primeiro Mundo”, temos de continuar a luta incessante que é de todos. Além do uso das tecnologias disponíveis, as estratégias que os mestres, por estarem na trincheira, muitas vezes desenvolveram por sua própria iniciativa e devotamento. Aprofundar um diálogo proficiente, com o alunado, com seus pais, com os Conselhos, com a sociedade como um todo.
Todos são chamados a contribuir para esse contínuo aprimoramento. Dele depende a redenção do Brasil dos problemas seculares decorrentes de uma formação complexa e de um desenvolvimento heterogêneo. Vamos aceitar o repto e tornar ainda melhor a performance da tradicional, respeitada e gloriosa Educação Bandeirante.

*Secretário da Educação do Estado de São Paulo.