A 1ª Cia. da Polícia Militar realiza nesta semana, a campanha de alerta de segurança junto aos condutores de veículos que fazem entregas de mercadorias em geral em vários pontos de Dracena. São distribuídos panfletos com orientação importantes aos condutores e ajudantes de caminhões, camionetas e outros tipos de veículos que diariamente vêm a Dracena.
O principal objetivo da atividade preventiva junto aos entregadores em depósitos de mercados e supermercados de pequeno e grande porte, de materiais de construções e lojas em geral é evitar que ocorram furtos em interior dos veículos que porventura ficam estacionados com as portas destravadas.
O tenente Cavalari conversou ontem durante o horário comercial, com alguns motoristas e ajudantes entregadores de cargas juntamente com o sargento Cavalhieri. Ele disse que esta é uma campanha que faz parte do serviço de prevenção da Polícia Militar. Explicou que é importante que a população participe em conjunto com a Polícia no combate a criminalidade.
Segundo o tenente, esse plano de ação que visa reduzir os furtos em interior desse tipo de veículos foi elaborado em virtude dos casos registrados neste mês.
Cavalari ressaltou ainda que a primeira etapa de prevenção é a campanha de orientação indo a todos os estabelecimentos comerciais e conversar com os caminhoneiros e ajudantes, depois buscar informações que objetiva identificar os possíveis autores desse tipo de crime. “Estamos indo em todos os pontos de entregas para prestar as orientações”, disse o tenente.
A Polícia Militar pede também que caso sejam observados estranhos mexendo em caminhões para ligar ao 190, que os policiais estão aptos para combater a criminalidade.
Ontem pela manhã, a reportagem ouviu o caminhoneiro Bruno Monção Inácio, 27 anos, morador de São José do Rio Preto, que trabalha na entrega de doces há cerca de três anos e sempre vem a Dracena. Ele disse que no ano passado a empresa que trabalha foi vítima de furto por duas vezes aqui na cidade. Segundo ele, o ladrão aproveitou que a porta do caminhão estava destravada e levou a bolsa com dinheiro, documentos, celular e GPS que não foram recuperados, ficando no prejuízo.
Afirmou que essa campanha da Polícia Militar é de suma importância aos caminhoneiros e que não deixa mais as portas destravadas quando estão fazendo entregas.
Bruno pede que as empresas coloquem um ajudante junto aos motoristas tendo em vista que enquanto um faz a entrega o outro fica olhando o caminhão.
O capitão Marcelo Oliveira, comandante da 1ª Cia. da Polícia Militar, apresentou dados que mostram que até o dia 15 deste mês foram registradas cinco ocorrências de furtos em interior de veículos de entregas em geral em Dracena.