Na noite do último dia 18, no anfiteatro Senador Ramez Tebet, em Brasilândia (MS) ocorreu a segunda etapa da formação do Conselho Municipal de Segurança.
Nessa etapa, o tenente-coronel Rosalino Louveira realizou palestra detalhando toda importância de um Conselho de Segurança no munícipio e também entrou em debate as propostas destacadas neste projeto para melhoria da segurança e promoção da cidadania, tanto com a destinação de recursos, capacitação e possibilidade de instrução e envolvimento da população no trabalho de prevenção de crimes na cidade.
Presente na reunião, o prefeito Jorge Diogo ressaltou que, “Segurança pública nada mais é do que o cuidado com a cidade e com as pessoas que nela vivem. Embora a competência legal para execução deste trabalho seja do Governo do Estado, não podemos fechar os olhos. Até porque a população espera isso dos gestores municipais. É um compromisso nosso que estamos cumprindo, e para que funcione perfeitamente necessitamos da colaboração de todos os cidadãos brasilandenses unidos à nossa polícia exercendo um trabalho extremamente importante”, afirmou.
Além de auxiliar as forças de segurança e o próprio poder público na tomada de decisões, o Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania se constitui num dos requisitos a serem atendidos para que o município se habilite no recebimento de recursos oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública.
Foram definidos provisoriamente como presidente delegado municipal Rodrigo Machado Alencar Camapum e articuladora do Conselho Dalreny Dourado Junqueira, ressaltando que a próxima e última etapa deverá ocorrer no prazo de até 30 dias, definindo assim, a diretoria e membros do Conselho Municipal de Segurança Pública.
Também estiveram presentes na audiência o tenente-coronel Rosalino Louveira, gestor de Projetos da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária/ da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP/MS); assessores: 3º sargento da Polícia Militar Bethania Kely Rodrigues da Silva, cabo PM Marcio Magno Vieira Simões, cabo PM Talita Grincevicus Santana, major Adilson Paiva Valente – subcomandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Três Lagoas e comandante da Polícia Militar de Brasilândia, Assessor: soldado PM Nemuel Telles Viana, sargento Nivaldo Nunes, comandante da Polícia Militar de Brasilândia, representando a Câmara Municipal o vereador e vice-presidente Carlos Amorim de Assis, presidente da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Brasilândia e Heldir Ricardo Adas, coordenadora do Conselho Tutelar Marlene Barboza, secretária de Assistência Social Maria Jovelina da Silva e sua adjunta Vânia Virginia, secretário de Serviços Urbanos Marco Brasil.