Os moradores das regiões da Nova Alta Paulista, Sorocobana e Noroeste terão a oportunidade de ver a passagem da tocha dos Jogos Olímpicos no Rio Janeiro em quatro cidades próximas no estado de São Paulo.
Bem próximo de Dracena, faz parte do roteiro oficial da tocha os municípios de Presidente Prudente, Paraguaçu Paulista, Marília e Assis que integram o roteiro de 329 cidades do país em que a tocha vai passar.
Em Presidente Prudente com o horário indefinido a tocha passará no dia 27 de junho (segunda-feira) e no dia seguinte ela segue o roteiro passando por Paraguaçu Paulista, Marília e Assis, também sem horário confirmado.
O roteiro foi divulgado na quarta-feira, 24, pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (COB).
De acordo com o site do COB, o revezamento da tocha no Brasil terá início em 3 de maio, em Brasília (DF), com término previsto para 5 de agosto no Rio de Janeiro, num percurso de 95 dias de duração, incluindo todas as capitais estaduais, em caminho traçado por mais de 20 mil quilômetros (além de 10 mil milhas aéreas) e envolvendo cerca de 12 mil condutores.
HISTÓRIA – A história conta que o revezamento da tocha tem sua origem entre os gregos, que mandavam mensageiros pelas cidades-Estado anunciando um período de trégua para possibilitar a viagem de atletas e público até as competições Olímpicas. Daí o simbolismo de paz e integração dos povos levado pela tocha.
No Brasil, além de divulgar os vários aspectos da cultura das cinco regiões do país, a passagem da tocha “aquece” a população para os Jogos Olímpicos Rio 2016 (de 5 a 21 de agosto).
Dentre os critérios de escolha das cidades para o traçado do percurso estão a logística e também pontos turísticos.