O Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Dracena, registrou entre os dias quatro de janeiro, segunda-feira, até 2 de fevereiro, terça-feira, 493 atendimentos. A maioria das reclamações é relacionada às telefonias móvel e fixa e refinanciamentos de empréstimos consignados em bancos.
O número é bem acima do registrado entre os dias nove de janeiro a dez de fevereiro de 2015, quando o Procon recebeu 239 reclamações.
Segundo a coordenadora do órgão, Priscila Dantas das Neves Novaes, no caso dos telefones fixos e celulares as queixas dos consumidores são de mudanças de planos de telefonia por parte das operadoras e cobranças de seguros nos pré-pagos, não solicitados pelos proprietários das linhas.
“Também estamos recebendo reclamações sobre a falta de sinais das operadoras Vivo e Tim, nos bairros Palmeiras e Jardim Alvorada e quanto a isso, encaminhamos o caso ao Procon de Presidente Prudente para marcar reunião com as duas operadoras”, informa a coordenadora.
AÇÕES – Ainda relacionado à telefonia, outro problema que está sendo encaminhado ao Procon, conforme aponta a coordenadora é sobre a telefonia celular rural, a chamada rural cel. “Os celulares rurais não apresentam sinais, as operadoras falam que mudam a tecnologia, mesmo assim os telefones móveis não funcionam”, ressalta.
Conforme Priscila há de cinco a seis casos como esses registrados no Procon. Nas reclamações dos celulares e fixos urbanos, a coordenadora informa que normalmente as empresas atendem as solicitações do Procon e resolvem as questões, mas nos casos dos telefones celulares rurais, a orientação é entrar com ação no Judiciário.
EMPRÉSTIMOS – O aumento nos atendimentos sobre os empréstimos consignados, conforme a coordenadora, é relacionado aos boletos de pagamentos. “Antes, o Procon não fazia a solicitação dos boletos aos bancos, o que passou a ser realizado com objetivo do consumidor fazer o refinanciamento do empréstimo”, informa a coordenadora.