A imagem de uma camionete Hilux, branca, usando placa oficial do Poder Legislativo do município de Paulicéia na véspera do feriado de Carnaval, flagrada trafegando pelas estradas dos estados do Paraná e Santa Catarina viralizou na internet e motivou a abertura de um inquérito civil contra o presidente da Câmara, Alessandro Aranega Martins, proprietário do veículo fotografado.
A investigação do Ministério Público Estadual deve apurar eventuais danos ao patrimônio público, eventuais enriquecimentos ilícitos e eventuais violações aos princípios administrativos, dentre eles, a moralidade e probidade.
Segundo o promotor de justiça, Daniel Magalhães Albuquerque Silva, o caso motivou cerca de oito representações vindas de várias partes do país.
A apuração deve durar no máximo 180 dias. Dentro desse prazo, o vice-presidente da Casa de Leis do município deverá apresentar em 30 dias informações requisitadas pela Promotoria sobre a utilização da placa oficial. Esse mesmo pedido foi encaminhado a Prefeitura de Paulicéia para verificar se essa mesma irregularidade é, por ventura, praticada pelo Poder Executivo.
A Delegacia Seccional de Polícia de Dracena deverá abrir inquérito policial para apurar o caso, segundo o promotor.
Na próxima segunda-feira, 15, o presidente da Câmara, Alessandro Aranega, deverá prestar depoimento na sala do Ministério Público, em Panorama.
No inquérito, o promotor pediu que os vereadores analisassem a eventual quebra de decoro parlamentar por parte do investigado.
OUTRO LADO – A reportagem fez por duas vezes a tentativa de entrar em contato com o presidente da Câmara de Paulicéia, no entanto o número estava indisponível no momento.